Principal » Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural
- A +
Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN decorre da experiência positiva do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), que se dedicava à formação interdisciplinar de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural.

O PEP foi implantado pelo IPHAN, em 2004, com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o acompanhamento da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE). O Mestrado Profissional foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2010, obtendo nota 4 e as primeiras bancas para defesa das dissertações ocorreram em setembro de 2012.

A proposta pedagógica do Mestrado, seguindo os moldes do PEP, associa as práticas de preservação nas unidades do IPHAN, distribuídas em todo território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. Os alunos participam do desenvolvimento de trabalhos da Instituição relativos a sua missão e atribuições legais e contam com a supervisão de técnicos do IPHAN, que acompanham o desenvolvimento das práticas profissionais e o desenvolvimento da dissertação de conclusão do Mestrado.

O formato do PEP é descentralizado à semelhança da estrutura do IPHAN. As diversas unidades da Instituição (Superintendências Estaduais, Escritórios Técnicos, Unidades Especiais e Departamentos da Área Central), distribuídas em todos os estados brasileiros, podem oferecer vagas, descrevendo as áreas de formação do aluno e principais atividades de natureza prática nas quais irá se integrar. Diante do formato descentralizado, são definidas atividades que buscam integrar seus participantes e possibilitar a produção de conhecimento local e a troca de experiências por meio de encontros periódicos dos alunos.

Pretende-se que as atividades possibilitem ao aluno compreender a complexidade e a diversidade das práticas da preservação do patrimônio cultural, apropriando-se de conceitos, noções e técnicas que lhes deem autonomia para o exercício de uma reflexão crítica e construção de um objeto de pesquisa que resultará na dissertação de final do curso.

Definição
Identificação do Mestrado Profissional do IPHAN
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Coordenação e Corpo Docente
Disciplinas
Dissertações
Edital do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2015
Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais