Ação promove patrimônio cultural por meio da fotografia

Tambor de Crioula: manifestação afrobrasileira.O conceito de patrimônio cultural vai muito além do que está tombado ou registrado. A principal relação está no valor atribuído a esses bens culturais. Por isso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança nesta segunda-feira, 14 de setembro, a ação Eu e o Patrimônio Cultural. A ação tem como objetivo estimular por meio da fotografia, a relação entre a sociedade civil e suas manifestações, expressões e lugares, além de trazer à tona as mais diversas interpretações que essa conceituação suscita.  Então, tem uma foto legal sobre o tema? Mande para o Iphan e participe. 

As fotografias devem representar e registrar a diversidade do patrimônio brasileiro, que tenham valor social, histórico e/ou artístico atribuído pelos diversos atores sociais e que estejam ligadas com as temáticas da preservação do patrimônio cultural e direito à memória. As fotos podem ser, por exemplo, registro de monumentos, edificações, conjuntos urbanos e/ou históricos, centros urbanos, localidades rurais, indígenas ou quilombolas, igrejas, museus, prédios, centros históricos, paisagens culturais naturais ou urbanas, manifestações artísticas, arte de rua, manifestações culturais danças, modos de fazer, celebrações, expressões culturais, lugares de referência cultural, ritos e outros bens culturais.

As inscrições podem ser realizadas até às 18h do dia 20 de setembro de 2015, de acordo com o horário de Brasília. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos e possuir perfil na rede social Facebook e, obrigatoriamente, curtir a página do Iphan. Cada participante pode participar com, no máximo, duas fotos que devem ser de autoria exclusiva dos mesmos que a enviarem. Estas deverão ser encaminhadas ao e-mail comunicacao.iphan@gmail.com ou por inbox no facebook. E no corpo do e-mail e/ ou mensagem deve ter as informações básicas e termo de autorização (modelo simples) como constam no regulamento.

A premiação consistirá na entrega de três publicações editadas pelo Iphan às três fotografias com o maior número de curtidas. Além disso, haverá a inserção das imagens na galeria de fotos que será disponibilizada no site do Instituto, na qual farão parte todas as fotos selecionadas. Os vencedores ainda farão parte de uma matéria jornalística que será publicada no site do Iphan.  
Para saber as informações completas, acesse o regulamento

Cronograma: 
14 de setembro – 8h – Lançamento da ação Eu e O Patrimônio Cultural Brasileiro
20 de setembro - 18h – Encerramento do recebimento das fotos
23 de setembro a 28 de setembro – Votação na página do Iphan
29 de setembro – Resultado

Modelo de termo de autorização (colar ao corpo do texto enviando por e-mail ou via Facebook)

Eu,________, comunico para os devidos fins que autorizo o uso das imagens fotográficas que seguem, em anexo, nesta mensagem, bem como de seus créditos, para sua veiculação nas redes sociais do Iphan, no sítio eletrônico do Iphan e outros canais de veiculação gerenciados pelo Instituto. Informo, igualmente, que estou de acordo com os termos definidos para a candidatura à participação na ação cultural "Eu e o Patrimônio Cultural" promovida pelo Iphan no segundo semestre de 2015. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin