Publicação trará artigos escritos por detentores do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Roda e ofício dos mestres completam sete anos como patrimônio cultural

A chamada de artigos para que detentores escrevam sobre experiências vivenciadas no âmbito da Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial podem ser enviadas até o dia 15 de julho. O objetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é divulgar diferentes experiências de promoção e preservação dos 48 bens imateriais já reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil. 

Músicos embalando os foliões ao som do frevo, nas ruas em PernambucoPodem participar, enviando artigos inéditos, os detentores de bens culturais inscritos em um ou mais Livros de Registro e que participem ou tenham participado de ações de salvaguarda junto ao Iphan.  Os textos apresentados deverão tratar de experiências diante da Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, tendo como referência os eixos de ação: Mobilização Social e Alcance da Política; Gestão Participativa no processo de salvaguarda; Difusão e Valorização; Produção; Reprodução Cultural. 

As temáticas são diversas e os artigos podem abordar experiências com o desenvolvimento de ações de salvaguarda para bens culturais registrados, tais como: a constituição dos coletivos deliberativos e dos centros de referência; a produção de pesquisas mapeamentos e inventários; o estabelecimento de parcerias; a inserção de produtos e serviços associados aos bens culturais reconhecidos no mercado; a discussão sobre propriedade intelectual dos saberes e direitos coletivos; e o desenvolvimento de medidas administrativas e/ou judiciais de proteção do bem cultural em situação de ameaça, etc. Além disso, os textos também poderão tratar de temáticas mais amplas correlacionadas aos contextos específicos dos bens culturais, a exemplo de questões ambientais, de gênero, turismo, saúde pública, comercialização, educacionais, etc.

A avaliação dos artigos, que poderá ter coautoria de no máximo três autores, será feita pela comissão editorial formada por técnicos da Coordenação-Geral de Promoção e Sustentabilidade do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan (CGPS-DPI). As informações completas estão disponíveis no edital

Envio de artigos
Cada autor poderá enviar um artigo por meio do endereço eletrônico artigos.pci@iphan.gov.br e preencher integralmente o formulário. No campo assunto do e-mail, deve ser mencionada a informação “Chamada para artigos - 20 ANOS DA POLÍTICA DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL”. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones (61) 2024-5406; 2024-5418; 2024-5431; 2024-5430; 2024-5438 ou via email eletrônico cgps@iphan.gov.br

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal - mecia.menescal@iphan.gov.br  
(61) 2024-5512  
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr www.instagram.com/iphangovbr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin