Publicações

  • Barroco e Rococó nas Igrejas de Sabará e Caeté

    Autor: Myriam Andrade de Oliveira e Célio Macedo ALves Edição: 2018 Páginas: 228

     

     

  • Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes - Vol. 2

    Autor: Myriam A. Ribeiro de Oliveira e Olinto Rodrigues dos Santos Edição: 2010 Páginas: 160

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Os Roteiros de São João del-Rei e Tiradentes (Itineraries in São João del-Rei and Tiradentes) sugeridos para os visitantes dessas cidades mineiras incluem os marcos iniciais de monumentos de grande importância para o período barroco, como as igrejas de Irmandades, começando pelas mais antigas até o apogeu do rococó nas igrejas das ordens terceiras do Carmo e São Francisco de Assis de São João del-Rei. Apresenta um breve resumo de aspectos interessantes outras igrejas e capelas, em localidades próximas, que completam o panorama do ciclo rococó na região. Um exemplo é a primitiva igreja de Nossa Senhora do Pilar, construída no início do século XVIII. Edição bilíngue (português/inglês).

     

  • Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes - Vol. 1

    Autor: Myriam A. Ribeiro Oliveira e Olinto Rodrigues dos Santos Filho Edição: 2010 Páginas: 204

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O oitavo guia da série de Roteiros do Patrimônio - Roteiros de São João del-Rei e Tiradentes - publica informações e ilustrações sobre o importante acervo barroco e rococó nas igrejas de São João del-Rei e de Tiradentes, destacando a cultura e as tradições religiosas preservadas nessas centenárias cidades mineiras. Situadas a cerca de 12 quilômetros de distância uma da outra, essas cidades são destinações turísticas interligadas. O principal destaque são as igrejas que ainda funcionam como pontos de referência na paisagem urbana, tal como nos tempos coloniais. Há dez igrejas em São João del-Rei, e entre as mais notáveis estão São Francisco e a igreja paroquial dedicada à Nossa Senhora do Pilar. Edição bilíngue (português/inglês). 

  • Roteiros 9 - Igrejas e Conventos da Bahia - Vol. 3

    Autor: Maria Helena Ochi Flexor Edição: 2011 Páginas: 181

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta 

    As publicações Igrejas e Conventos da Bahia apresentam os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos, em três volumes, com a longa e minuciosa viagem que a historiadora e autora oferece ao leitor. O Volume 3 mostra cinco roteiros de visitação entre os mais significativos do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul da Bahia. Entre esses conjuntos, está a Igreja e Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes (às margens do rio Subaé, em Santo Amaro da Purificação). O Recolhimento abrigava viúvas, órfãs, pensionistas ou filhas de senhores de engenho. Edição bilíngue (português/inglês). 

  • Roteiros 9 - Igrejas e Conventos da Bahia - Vol. 2

    Autor: Maria Helena Ochi Flexor Edição: 2011 Páginas: 237

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta 

    As publicações Igrejas e Conventos da Bahia apresentam os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos, em três volumes, com a longa e minuciosa viagem que a historiadora e autora oferece ao leitor. O Volume 2 propõe três roteiros de visitação aos mais imponentes e significativos conjuntos da capital baiana. Catedral Basílica (antigos Igreja e Colégio da Companhia de Jesus), Igreja e Convento do Carmo. Em 1985, o centro histórico foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Edição bilíngue (português/inglês). 

  • Roteiros 9 - Igrejas e Conventos da Bahia - Vol. 1

    Autor: Maria Helena Ochi Flexor Edição: 2011 Páginas: 137

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta 

    As publicações Igrejas e Conventos da Bahia apresentam os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos, em três volumes, com a longa e minuciosa viagem que a historiadora e autora oferece ao leitor. O Volume 1 apresenta três conjuntos situados no centro histórico de Salvador: Catedral Basílica (antigos Igreja e colégio da Companhia de Jesus), Igreja e Convento de São Francisco, além da Igreja e Convento do Carmo. Em 1985, o centro histórico foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Edição bilíngue (português/inglês). 

  • Roteiros 8 - Barroco e Rococó em Ouro Preto e Mariana Vol. 2

    Autor: Myriam A. Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos Edição: 2010 Páginas: 172

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A obra propõe - sobretudo aos visitantes de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais - um rico painel de seu acervo cultural resultado de minuciosa pesquisa realizada nas duas cidades mineiras. O Volume II oferece um rico painel do acervo cultural de Ouro Preto e Mariana. São detalhados os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, além das características dos emblemáticos artistas do barroco e rococó mineiros. A minuciosa pesquisa alcança a descoberta de pinturas de Mestre Athaíde, em Congonhas.

  • Roteiros 8 - Barroco e Rococó em Ouro Preto e Mariana - Vol. 1

    Autor: Myriam A. Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos Edição: 2010 Páginas: 160

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A obra propõe - sobretudo aos visitantes de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais - um rico painel de seu acervo cultural resultado de minuciosa pesquisa realizada nas duas cidades mineiras. No Volume I, estão detalhados os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, as características dos emblemáticos artistas do barroco e rococó mineiros, além das celebrações realizadas segundo práticas católicas tradicionais ali preservadas. Ouro Preto era a capital política e administrativa, enquanto Mariana se destacava como a capital religiosa.

  • Roteiros 7 - Engenhos do Recôncavo Baiano

    Autor: Esterzilda Berenstein de Azevedo Edição: 2009 Páginas: 140

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O sétimo título desta série propõe aos leitores interessados no patrimônio arquitetônico nacional uma viagem por alguns dos monumentos remanescentes da arquitetura do açúcar na Bahia. Os conjuntos tradicionais ali instalados com suas casas-grandes, capelas, fábricas e senzalas são descritos em minúcia e com muitas imagens, inclusive as dos vestígios que ainda podem ser visitados.

  • Roteiros 6 - Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém

    Autor: Jussara da Silveira Derenji e Jorge Derenji Edição: 2009 Páginas: 228

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Os autores propõem uma viagem do surgimento do pequeno núcleo de Santa Maria de Belém à metrópole regional de nossos dias, capital do Estado do Pará. A história da criação dos mais importantes exemplares do seu patrimônio arquitetônico, com as informações necessárias à plena fruição dos palácios, palacetes e igrejas indicados. Divididos entre os períodos de seu surgimento, os monumentos da arquitetura civil e religiosa foram estudados pelos autores, que destacaram o estilo, as características originais e as modificações sofridas posteriormente. 

Registros encontrados: 18

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin