Concursos, Seleções e Editais
Edital do Mestrado Profissional Sítios do Patrimônio Mundial
Conteúdo
Considerando vagas remanescentes, o IPHAN está lançando um novo Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para as 13 cidades detentoras de sítios declarados como Patrimônio Mundial no Brasil. Podem concorrer às vagas servidores e empregados públicos dos quadros permanentes ou contratados ou comissionados municipais e distrital.
O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN - reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - é oferecido pelo Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio do IPHAN (CLC), que conta, em suas atividades concernentes à preservação do Patrimônio Mundial e no âmbito de Acordo Internacional entre o Governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o reconhecimento internacional como Centro de Categoria 2. Neste edital são oferecidas 7 vagas para cidades com sítios Patrimônio Mundial. As inscrições serão aceitas até o dia 07 de novembro de 2018.
O curso terá duração de dois anos. A proposta pedagógica associa as práticas de preservação do Patrimônio Cultural ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. O aluno deverá participar de atividades práticas em órgãos municipais e distritais de preservação. O projeto de pesquisa deve tratar de temáticas relacionadas à Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, de 1972, e à gestão dos sítios reconhecidos pela Unesco.
Consulte o edital.
As Atividades do Mestrado
O diferencial do Mestrado é o contato cotidiano em atividades práticas relacionadas à preservação do Patrimônio Cultural, associado ao estudo e à produção de conteúdo teórico-metodológico sobre o tema. As práticas supervisionadas podem ser as já exercidas pelo servidor ou empregado público, dos quadros permanentes ou contratados ou comissionados municipais e distrital, em sua rotina nos órgãos onde atuam. Ficam a cargo da instituição de origem do aluno a definição da carga horária dessas práticas durante a vigência do Mestrado, possíveis reduções e/ou dispensa durante os meses finais do curso para beneficiar a escrita da dissertação.
O aluno também deve cumprir três módulos de aulas, com duração de cerca de quatro semanas cada, em horário integral, com 40 horas semanais. Serão disciplinas ministradas por mestres e doutores sobre a preservação do Patrimônio Cultural, incluindo instrumentos de reconhecimento e gestão. Os módulos serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, na sede do Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio.
O curso envolve a participação em seminários internos na instituição municipal ou distrital de origem para apresentação, pelo aluno, das atividades e/ou pesquisas em desenvolvimento. As bancas de qualificação das dissertações serão realizadas de setembro a dezembro de 2019. Ao final do curso, o aluno deve entregar uma dissertação sobre o sítio declarado como Patrimônio Mundial onde atua. A pesquisa será objeto de avaliação por uma banca examinadora.
A candidatura ao Mestrado é gratuita e os candidatos devem apresentar uma autorização da autoridade municipal ou distrital competente, como requisito para participação.
Categoria
Editais
Status
Finalizados
Arquivo