Antonina (PR): preservação e urbanismo Acervo Botânico do SRBM Visita ao Museu Histórico Nacional Museu Imperial de Petrópolis (RJ) recebe mestrandos

Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan - PEP

O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan decorre da experiência positiva do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), que se dedicava à formação interdisciplinar de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. Implantado pelo Iphan, em 2004, com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o acompanhamento da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE), o PEP foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2010. As primeiras bancas para defesa das dissertações ocorreram em setembro de 2012 e, desde então, recém-formados e profissionais de todos os estados brasileiros têm obtido a especialização em Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Contato

Editais

    • Seleção Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2016
    • Seleções
    • Finalizados
    • O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) torna pública a realização de processo seletivo para o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan, visando o preenchimento de 20 vagas, mediante as condições estabelecidas neste Edital e nas portarias do Iphan nº 437, de 16 de setembro de 2013, que dispõe sobre os critérios para concessão de bolsas e demais auxílios no âmbito do Mestrado Profissional do Iphan, e nº 285, de 7 de julho de 2015, que altera a Portaria nº 437.
    • Seleção Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2018
    • Seleções
    • Em andamento
    • O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) torna pública a realização de processo seletivo para o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan, visando o preenchimento de 10 vagas, mediante as condições estabelecidas neste Edital e na Portaria do Iphan nº 437, de 16 de setembro de 2013, e suas alterações, que dispõem sobre os critérios para concessão de bolsas e demais auxílios no âmbito do Mestrado Profissional do Iphan. 
    • Edital do Mestrado Profissional para servidores municipais e distrital com Sítios Patrimônio Mundial
    • Editais
    • Novos
    • Servidores e empregados públicos das 13 cidades detentoras de sítios declarados como Patrimônio Mundial no Brasil podem concorrer ao Mestrado Profissional em Preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é oferecido pelo Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio do IPHAN (CLC), que conta, em suas atividades concernentes à preservação do patrimônio mundial e no âmbito de Acordo Internacional entre o Governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com reconhecimento internacional desta última como Centro de Categoria 2. São 13 vagas, uma para cada cidade onde há sítios Patrimônio Mundial. As inscrições serão aceitas até o dia 2 de outubro. O curso terá duração de dois anos. A proposta pedagógica associa as práticas de preservação do Patrimônio Cultural ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. O aluno deverá participar de atividades práticas em órgãos municipais e distritais de preservação. O projeto de pesquisa deve tratar de temáticas relacionadas à preservação do Patrimônio Mundial Cultural e Natural e à gestão dos sítios reconhecidos pela Unesco. Ficam a cargo da instituição de origem do aluno a definição da carga horária dessas práticas durante a vigência do Mestrado, possíveis reduções e/ou dispensa durante os meses finais do curso para beneficiar a escrita da dissertação.    
    • Seleção Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2017
    • Seleções
    • Finalizados
    • O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) torna pública a realização de processo seletivo para o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan, visando o preenchimento de 20 vagas, mediante as condições estabelecidas neste Edital e nas portarias do Iphan nº 437, de 16 de setembro de 2013 e suas alterações, que dispõe sobre os critérios para concessão de bolsas e demais auxílios no âmbito do Mestrado Profissional do Iphan, e nº 285, de 7 de julho de 2015, que altera a Portaria nº 437.