Formação e Capacitação
Na sua atuação, o Iphan busca formar e aperfeiçoar gestores e agentes na área do patrimônio cultural. Nesse sentido, o Mestrado Profissional e o Centro Lucio Costa representa avanços importantes para que a instituição seja referência na rede de valorização e compromissos com o patrimônio.
O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural decorre da experiência positiva do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), que se dedicava à formação interdisciplinar de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. Com o reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2010, o mestrado associa as práticas de preservação nas unidades do Iphan, distribuídas em todo território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.
O Centro Lucio Costa, que resulta de acordo de cooperação firmado entre o governo federal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tem como metas ampliar a capacidade de gestão do patrimônio cultural e natural e promover a cooperação entre países de língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia. A adesão dos países institucionaliza a estrutura multilateral do Centro, com vistas à capacitação de técnicos e gestores dos países envolvidos.




