Formação e Capacitação

Na sua atuação, o Iphan busca formar e aperfeiçoar gestores e agentes na área do patrimônio cultural. Nesse sentido, o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural e o Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio - Centro Lucio Costa (CLC) representam avanços importantes para que a instituição seja referência na rede de valorização e compromissos com o patrimônio.

O Mestrado Profissional decorre da experiência positiva do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), que se dedicava à formação interdisciplinar de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. Com o reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2010, o Mestrado Profissional  associou as práticas de preservação nas unidades do Iphan, distribuídas em todo território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.

O CLC é o resultado do acordo de cooperação firmado entre o Iphan e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e tem como metas ampliar a capacidade de gestão do patrimônio cultural e natural, além de promover a cooperação entre países de língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia. A adesão dos países institucionaliza a estrutura multilateral do Centro, com vistas à capacitação de técnicos e gestores dos países envolvidos.

Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP-MP)
Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio - Centro Lucio Costa (CLC)

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin