Cooperação Multilateral

O Iphan participa das negociações e elaboração da política para a integração de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável nos processos da Convenção do Patrimônio Mundial. Durante a 39ª. Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Bonn (Alemanha), no primeiro semestre de 2015, foi elaborado o documento que incorpora as opiniões expressas pelos países que fazem parte da Convenção do Patrimônio Mundial. 

De acordo com a política proposta, entre outras ações, as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável devem ser aplicadas a bens naturais, culturais e mistos em sua diversidade. Tais dimensões são interdependentes e se reforçam mutuamente, nenhuma predomina sobre as outras e cada uma é igualmente necessária. Assim, os países devem rever e reforçar estruturas de governança dentro de sistemas de gestão de bens do patrimônio mundial para obter equilíbrio, integração e harmonização adequadas entre a proteção do valor universal excepcional (VUE) e a busca de objetivos de desenvolvimento sustentável. 

O documento apresenta o resultado das negociações para o estabelecimento da agenda de desenvolvimento Pós-2015 da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros processos relevantes. O texto final será apresentado à Assembleia Geral de Estados Parte da Convenção do Patrimônio Mundial em sua 20ª sessão, em novembro deste ano (2015). 

Leia mais 

Documento de Política para a Integração - Convenção do Patrimônio Mundial 
Bureau of Strategic Planning
Declaração de Budapeste

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin