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O improviso é outro aspecto importante dessa dimensão coletiva e ainda se encontra bastante enraizado na prática amadora ou comunitária
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A partir da estruturação progressiva das escolas de samba, no final da década de 1920, criou-se o samba- enredo para o desfile da escola de samba
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Nos desfiles durante o Carnaval a Porta-Bandeira e o Mestre-Sala são os representantes que trazem os símbolos da agremiação e mostram o requinte e estilo do samba daquela escola
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Está vivo e presente nos quintais dos subúrbios, nas rodas de samba e terreiros dos morros e bairros populares da cidade
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As matrizes referenciais do samba no Rio de Janeiro distinguem-se de outros subgêneros de samba criados posteriormente e guardam relação direta com os padrões de sociabilidade
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Há autoria individual, porém a performance é necessariamente coletiva e se funda em comunidades situadas em áreas populares da cidade do Rio de Janeiro
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O samba-enredo agrega características da presença marcante do refrão
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As escolas que animam os seus desfiles de carnaval fazem parte de uma das formas do samba
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Ao longo do tempo, ele adquiriu características próprias, como a capacidade narrativa de descrever de maneira melódica e poética
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A animação e cadência dependem de todo o conjunto da agremiação, em termos de evolução e envolvimento harmônico
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Quase sempre nas entrelinhas, de experiências e sentimentos dos sambistas, desafiando a fria objetividade de alguns enredos
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Matrizes do Samba
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Matrizes do Samba
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Matrizes do Samba
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Matrizes do Samba
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Matrizes do Samba
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Os passistas são criadores individuais, improvisando e trazendo ao samba uma constante renovação, originada na tradição do samba de terreiro
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Matrizes do Samba
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Matrizes do Samba