Estão disponíveis apresentações do Seminário Brasília Patrimônio Mundial

publicada em 06 de janeiro de 2015, às 13h00

 

Com o objetivo de estabelecer diretrizes e linhas de atuação direcionadas à preservação do patrimônio cultural de Brasília, bem como compor uma agenda compartilhada para o setor, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua superintendência no Distrito Federal reuniu, em dezembro passado, especialistas e autoridades para discutir os atuais desafios do setor.

O seminário Brasília Patrimônio Mundial buscou ampliar o debate sobre as questões centrais que envolvem a proteção e valorização do patrimônio cultural do país e, particularmente, sobre os desafios da preservação de Brasília como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade.

Ao todo foram cinco mesas temáticas que abordaram: A preservação do Patrimônio Cultural: debate atual; A Preservação de Centros Urbanos: instrumentos de gestão; Apropriação Social dos Espaços Urbanos; Desafios Urbanos na Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília e A Imagem de Brasília. O Iphan e seu papel na preservação e valorização do patrimônio cultural do Distrito Federal em suas diferentes dimensões: material, imaterial e arqueológica foi o tema de abertura, apresentado pela presidenta do Instituto, Jurema Machado.

As apresentações de cada um dos palestrantes estão sendo paulatinamente disponibilizadas e podem ser visualizadas clicando [aqui]. Em breve, também poderão ser acessadas as gravações do evento com os debates, conclusões e proposições.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin