Piranhas – AL inaugura obras de requalificação da orla

publicada em 22 de maio de 2012, às 15h47

 

A comunidade de Piranhas, em Alagoas, está em festa nesta sexta-feira, 25 de maio. A partir das 20h, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, ao lado da prefeita Melina Freitas, inaugura a primeira etapa de Requalificação Paisagística da Orla da cidade, que receberá o nome de Altemar Dutra, em homenagem ao cantor nascido na cidade. A cerimônia será na Orla Fluvial, no Centro Histórico.

A requalificação da Orla Fluvial de Piranhas tem como principal objetivo melhorar um espaço marcado por instalações irregulares de bares e pousadas, em uma área de qualidade paisagística. A proposta é melhorar o ambiente de contemplação do Rio São Francisco e também o espaço físico para que visitantes e comunidade possam apreciar a gastronomia da cidade, tombada pelo Iphan desde 2003. As obras, que receberam investimentos de R$ 2,1 milhões do governo federal, por meio do PAC Cidades Históricas, envolveram também a instalação de bares e pousadas, uma ação que valoriza o cenário do Conjunto Histórico. Na segunda etapa do projeto de requalificação da Orla está prevista a construção de novas pousadas.

Piranhas, fundada no século XVIII, é a única cidade do semiárido nordestino tombada como patrimônio histórico nacional. Conta a lenda que, em um riacho, um caboclo pescou uma grande piranha, que levou para casa depois de parti-la e salgá-la. Hoje, a cidade é nacionalmente conhecida por ser o local onde as cabeças do cangaceiro Lampião e de outros do seu bando, ficaram expostas após decapitação. No museu da cidade há várias fotos de Lampião, inclusive a que registra o empilhamento das cabeças na escadaria da Prefeitura. Piranhas também tem sido cenário de filmes e até de novela com o tema do cangaço.

Hoje com cerca de 23 mil habitantes, Piranhas ainda mantém seu casario colonial disposto irregularmente em morros e baixadas, o artesanato e a gastronomia com o famoso pitu. A quarta cidade mais visitada do estado de Alagoas é também conhecida pelas festas. Entre as que mais se destacam estão o carnaval no Centro Histórico e o forrogaço no bairro Xingó, que acontece sempre no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipando as festas juninas.

Veja o convite aqui.

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
Heli Espíndola – heli.espindola@iphan.gov.br
(61) 2024-5475 / 2024-5476 / 2024-5477
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin