Iphan realiza seminário sobre Paisagem e Patrimônio cultural no Baixo São Francisco

publicada em 26 de abril de 2012, às 15h56

 

Evento vai discutir políticas de proteção e preservação da região do Rio

Nos dias 16 e 17 de maio a Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco – Canoa de Tolda – e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizam o seminário “Baixo São Francisco: Paisagem e Patrimônio Cultural”. O evento será sediado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Penedo.

Durante os dois dias de programação serão abordados os aspectos da transformação da paisagem e degradação do patrimônio cultural, sua importância e impactos na vida das pessoas da região. Além disso, as políticas voltadas para a preservação, proteção e recuperação do patrimônio cultural vinculado à paisagem também serão destaque, assim como as questões e instrumentos do direito coletivo de acesso e garantia de preservação de patrimônios naturais. Também serão promovidas discussões para estabelecer uma linha de ações de participação coletiva na preservação do patrimônio cultural.

Nos últimos anos, a região do Baixo São Francisco, que corresponde ao derradeiro trecho do Velho Chico entre Alagoas e Sergipe sofreu grandes modificações em seu quadro socioambiental. Houve alterações drásticas na paisagem, patrimônio natural, influindo na forma de vida das pessoas. Apontar soluções, apresentar possíveis melhorias e discutir se é possível recuperar, proteger e preservar este patrimônio é um dos objetivos do seminário.

Inscrição
Para efetuar inscrição, o interessado deve encaminhar um e-mail para canoadetolda@canoadetolda.org.brou ligar para (79) 3366-1246, em horário comercial, fornecendo nome, profissão/atividade, instituição, cidade, estado, endereço eletrônico e telefones para contato. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e deverão ser confirmadas pelos inscritos até o dia 14 de maio.

Confira a programação do evento aqui.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin