Iphan realiza Reunião sobre Inventário Retrospectivo dos Sítios Culturais Brasileiros

publicada em 20 de abril de 2012, às 16h27

 

Encontro fará levantamento de documentos que serão enviados ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco

O Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARIN) do Iphan, realizam, nos dias 23 e 24 de abril, na sede do Instituto, a Reunião sobre Inventário Retrospectivo dos Sítios Culturais brasileiros do Patrimônio Mundial que contará com a presença dos técnicos gestores destes bens. Os Inventários Retrospectivos são documentos demandados pelo Centro do Patrimônio Mundial (WHC) da Unesco, que busca suprir lacunas e /ou omissões nos arquivos dos bens nominados entre os anos de 1978 e 1998.

Com base na correspondência encaminhada pelo WHC, os gestores do Iphan atenderão a solicitação de informações, em sua maioria, relacionadas com a cartografia da área declarada patrimônio mundial. Para isso, elaborarão mapas georeferenciados para as áreas nominadas em Ouro Preto, Olinda, São Luís, Brasília, Salvador, Serra da Capivara, São Miguel das Missões e Congonhas (Santuário Bom Jesus dos Matosinhos), dentro dos parâmetros estabelecidos pelo WHC. Em paralelo, os mapas produzidos atenderão as especificações estabelecidas para a implementação do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), servindo de base territorial para as informações acerca da nominação existente.

O encontro também começará a traçar, junto com o Departamento de Articulação e Fomento (DAF), a estratégia para arquivamento e acesso às informações produzidas para os Inventários Retrospectivos, as Declarações Retrospectivas e os Informes Periódicos. Os documentos serão enviados pelo Iphan, órgão responsável no Brasil pela sua elaboração, ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco ainda este ano.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin