Na Oficina de Estudos da Preservação, “Entre Relíquias e Casas Velhas...”

publicada em 28 de março de 2012, às 14h25

 

A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ) apresentará em seu auditório, dia 29 de março, quinta-feira, às 14 horas, edição especial do projeto Oficina de Estudos da Preservação com a palestra “Entre Relíquias e Casas Velhas. A arquitetura das reformas urbanas do Prefeito Pereira Passos na Rua da Uruguayana”, que será proferida pela arquiteta Paula De Paoli,

A palestra, promovida em complemento à exposição Edifício Docas de Santos, em cartaz na sala de exposições da superintendência, tem por objetivo analisar a relação entre a arquitetura produzida durante as reformas urbanas da administração de Pereira Passos e as construções antigas situadas na área central do Rio de Janeiro.

“Os discursos modernizadores do período construíram esta relação nos termos de um binômio velho/novo, produzindo a ideia de que uma vetusta cidade colonial, com vielas estreitas e casarões insalubres e sem arte, seria integralmente substituída por uma cidade radiosa, dotada largas avenidas para circulação do ar e do tráfego, ladeadas por edificações higiênicas com uma linguagem arquitetônica renovada. No entanto, esta potente imagem da reforma total da cidade revela-se esquemática, no sentido de que não abarca a complexidade das relações entre a nova arquitetura e a pré-existente”.

A sede do Iphan no Rio de Janeiro fica na Avenida Rio Branco, 46, Centro; e a entrada para as palestras do projeto Oficina de Estudos da Preservação, que está completando seu 11º ano, é franca.

Veja o convite aqui.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan/RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin