Ouro Preto ganhará novas atividades num espaço multicultural

publicada em 28 de março de 2012, às 14h42

 

Localizado no centro da cidade histórica, o Vale dos Contos sediará, ao longo de todo o ano, projetos gratuitos na área de arte, música, teatro, educação e saúde, com o objetivo de promover a reintegração do ambiente, concebido no século XVIII e recuperado com base em seu desenho original, à rotina da cidade.

O Vale dos Contos
O Parque Vale dos Contos, ou Horto dos Contos, foi inaugurado em 22 de junho de 2008 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil e pelo Presidente do Iphan, sendo a maior intervenção urbana do Programa Monumenta/Iphan. Construído em parceria com a Prefeitura Municipal, o espaço de lazer de 360 mil metros quadrados está situado em pleno centro histórico, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária. O parque abrange o antigo Horto Botânico, na encosta do Vale, com vista para o casario histórico.

A área associa valorização do patrimônio histórico e preservação ambiental, num local onde não havia acessibilidade do público. Sem interferir na estrutura urbana, a obra promoveu a despoluição do córrego que corta o parque e ainda viabilizou todo o tratamento paisagístico da região através da plantação de mais de três mil mudas de árvores. O empreendimento teve um custo total de R$ 3,5 milhões e tem sido utilizado pela população de Ouro Preto como acesso, área de lazer, descanso e turismo. Ao longo dos 2 km de trilhas existem anfiteatros e quadra poliesportiva, plataformas de madeira para descanso, contemplação da paisagem e até piqueniques.

A nova programação do Vale dos Contos será entregue à população em uma grande festa, que contará com ações diversas, como oficinas, apresentações teatrais, banda de música, circo, aulas de tai chi chuan, campeonatos esportivos e discussões de temas ligados à cidadania. O lançamento será neste sábado, 31 de março, a partir das 11h, com a presença do Presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

O Projeto Vale dos Contos é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e patrocínio da Vale.

Mais informações
Glayson Nunes
Chefe de Gabinete/Assessor de Comunicação
Superintendência do Iphan em Minas Gerais
glayson.nunes@iphan.gov.br
(31) 3222 2440 - 3224 0096

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin