Escavações arqueológicas de urnas funerárias serão financiadas pelo Iphan-CE

publicada em 27 de março de 2012, às 14h47

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da sua Superintendência do Ceará, financiará escavações arqueológicas na comunidade da Serra do Evaristo, localizada no município serrano de Baturité, a 90 quilômetros de Fortaleza.

A escavação terá caráter emergencial, uma vez que um profuso conjunto de urnas funerárias, revelado parcialmente em superfície, corre iminente risco de destruição. A pesquisa responde a uma reivindicação da Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, já certificada pela fundação Palmares, que atualmente tem alguns de seus estudantes e professores participando de um curso de “métodos e técnicas arqueológicos” para atuarem nas etapas de escavação, laboratório e socialização dos resultados.

O projeto de escavação do sítio funerário, assinado pelos arqueólogos Cláudia Alves Oliveira e Igor Pedroza, foi aprovado pelo Centro Nacional de Arqueologia – CNA e publicado no Diário Oficial da União. As atividades de escavação, propriamente ditas, terão início amanhã, dia 28 de março, num território de expressiva beleza cênica do Maciço do Baturité, a 14 quilômetros da sede municipal.

A importância social e o significativo potencial informativo deste “Enclave Arqueológico da Serra do Evaristo” tem atraído interessados em parcerias futuras para a continuidade dos trabalhos de pesquisa, a exemplo da recém criada UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), que atua na região do Maciço. A empresa Arqueosocio, vencedora do certame, está conduzindo os trabalhos com um grupo multidisciplinar formado por historiadores, geógrafos, arqueólogos, antropólogos, educadores e estagiários de arqueologia, e já deu início às atividades educativas e de levantamentos topográficos preliminares.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin