UNESCO conclui visita à Brasília

publicada em 16 de março de 2012, às 15h45

 

Os especialistas internacionais em arquitetura e urbanismo, o argentino Luis Maria Calvo e o espanhol Carlos Sambricio, estiveram na última quinta-feira, dia 15 de março, com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida. Os especialistas estão em Brasília desde o início da semana em Missão de Monitoramento Reativo, realizada pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO e pelo ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.

De acordo com o presidente do Iphan, Brasília é uma cidade complexa e, por isso, a gestão do patrimônio cultural exige a busca constante de instrumentos que reafirmem os valores da cidade, mas que, ao mesmo tempo, possibilitem o enfrentamento dos problemas urbanísticos com políticas de ação menos estéticas e mais estratégicas. Segundo Luiz Fernando de Almeida, diferente de outros sítios tombados, “a dimensão do patrimônio em Brasília incorpora também o ponto de vista do desenvolvimento da cidade”.

Os dois consultores percorreram o Plano Piloto e seu entorno, ouviram autoridades do GDF, do Iphan, além de representantes da sociedade civil sobre as condições de preservação da capital federal. O relatório final da Missão será enviado, até abril de 2012, ao Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO e, posteriormente, apreciado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em sua 36ª Sessão, em São Petersburgo, na Rússia, em junho deste ano. A missão pretende colaborar com as autoridades nacionais e com a sociedade para a conservação de Brasília, identificando medidas de preservação do sítio e propondo estratégias para sua implementação. O trabalho dos especialistas tem caráter apenas consultivo, não lhes cabendo qualquer decisão sobre os encaminhamentos futuros.

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5477
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin