Iphan prepara licitação para restaurar a Igreja Matriz em Congonhas-MG

publicada em 17 de fevereiro de 2012, às 13h49

 

Informamos com grande satisfação que, conforme acordo firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para preservar Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas, Minas Gerais, foi lançado o calendário para o Processo Licitatório de restauração arquitetônica e estrutural na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Confiram o cronograma:
Dia 17 de Fevereiro
Lançamento do edital para Contratação de pessoa jurídica especializada para proceder à execução de obras de restauração arquitetônica e estrutural na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, situada na Praça Sete de Setembro, s/nº, Bairro Matriz, Congonhas - MG.
A documentação estará disponibilizada no site da PARÓQUIA Nª Sª DA CONCEIÇÃO:www.nossasenhoraconceicao.com.br.

Demais contatos: SECRETÁRIA DA PARÓQUIA Nª Sª DA CONCEIÇÃO.
08h às 17hs. Sábado: 08h às 11hs.
Tel.: (31) 3731-1390

Dia 23 de Março de 2012
Entrega e Abertura dos Envelopes das empresas concorrentes à restauração arquitetônica e estrutural da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Divulgação do resultado do certame.
26 à 30 de Março de 2012
Prazo para que as Empresas concorrentes apresentem recursos.
30 de Março de 2012
Assinatura do contrato para execução das obras.
10 de Abril
Missa Solene
11 de Abril
Início das Obras de Restauração Arquitetônica e Estrutural na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Histórico
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição assinaram em 5/12/11 um acordo para a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada em Congonhas/MG. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou das negociações e irá atuar no acompanhamento do processo de restauração do templo.

Tombada pelo patrimônio histórico municipal e federal individualmente em 1950, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi erguida em 1734. A edificação possui em sua fachada imagens de anjos esculpidos em pedra-sabão por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Considerada de valor histórico, cultural e arquitetônico, a igreja apresenta vários problemas estruturais, segundo análise feita pelos técnicos do Iphan-MG.

Para recuperar a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, serão disponibilizados cerca de R$ 1 milhão. O recurso vem de um acordo firmado pelo MPMG com uma empresa mineradora que atua na cidade. A quantia faz parte de medidas compensatórias referentes a passivos ambientais dessa empresa.

Pelo acordo, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição deverá contratar os serviços da obra e formar uma equipe para acompanhar a reforma e fazer a prestação de contas. Deverá também acatar as orientações técnicas expedidas pelo Chefe do Escritório Técnico do Iphan em Congonhas, Sr. João Carlos Cruz de Oliveira, e executar o projeto de restauração em até 24 meses.

Foram quase dois anos de negociação e conversas até a assinatura do acordo. A população da cidade vive um momento singular, pois ver que a vontade de fazer e a junção de esforços do Poder Público, da Paróquia (proprietária do templo), Iphan e iniciativa privada farão a diferença para todos, e em dois anos, eles terão sua Matriz restaurada.

Glayson Nunes
Chefe de Gabinete/Assessor de Comunicação
Superintendência do Iphan em Minas Gerais
glayson.nunes@iphan.gov.br
(31) 3222 2440 - 3224 0096

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin