22° Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto anima carnaval pernambucano

publicada em 13 de fevereiro de 2012, às 14h21

 

Realizado como uma das atividades do Ponto de Cultura, nos dias 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira) de fevereiro acontecerá o 22º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Desde 1990, o Encontro reúne anualmente na segunda e terça-feira de carnaval Maracatus e o público apreciador da cultura do Baque Solto para uma grande festa popular em Olinda e em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

O Encontro conta com a participação de mais de 12 mil folgazões (brincantes de Maracatu de Baque Solto) integrantes dos 110 Maracatus de Baque Solto de Pernambuco associados da Associação. O mais antigo, o Cambindinha de Araçoiaba, de 1914, e os caçulas, Gavião Misterioso do bairro Ibura de Baixo no Recife e o Beija Flor de Ferreiros, criados em 2011.

Nos dois palcos do Encontro (em Olinda e em Aliança) se apresentam Maracatus de Baque Solto de 21 municípios pernambucanos que se deslocam da Região da Mata Norte, da Mata Sul, do Agreste Setentrional e da Região Metropolitana do Recife. Nas apresentações o Mestre de cada Maracatu entoa loas em marchas, sambas e galope acompanhados do Terno (as orquestras de sopro e percussão), enquanto no terreiro os caboclos, baianas e arreiamá se exibem fazendo suas evoluções.

Em 2012, na sua 22ª edição o Encontro será um exemplo de resgate, persistência, criatividade e acima de tudo é o ponto de encontro da celebração e divulgação da cultura popular pernambucana.

História
Organizado e produzido pelos próprios Maracatus de Baque Solto, através da sua Associação, o evento hoje faz parte do Calendário do Carnaval de Olinda e do Carnaval de Pernambuco. Idealizado no início dos anos 90 com o objetivo de manter e preservar a cultura do Baque Solto, que estava ameaçada, Manoel Salustiano Soares, mais conhecido por Mestre Salustiano, fundou em 1989 a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Para realizar o 1º Encontro no ano seguinte, vendeu a caminhonete que lhe dava sustento. Ele temia pela extinção da brincadeira cujo berço é os engenhos de cana de açúcar da Zona da Mata Norte do nosso estado. Na sua primeira edição, conseguiu a participação de 12 Maracatus de Baque Solto. 

Nos anos seguintes, o evento cresceu e se consolidou contando hoje com a participação de 115 agremiações associadas provando que a cultura do Maracatu de Baque Solto é um fenômeno em crescimento.

Serviço:
22° Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Data:
20 e 21 de fevereiro de 2012
Horário: as 8h
Local: Terreiro Lêda Alves na sede da Ass. dos Maracatus de Baque Solto de PE - Aliança.
Data: 20 de fevereiro de 2012
Horário: as 10h
Local: Ilumiara Zumbi - Cidade Tabajara, Olinda 
Realização: Associação dos Maracatus de Baque Solto de PE
Patrocínio: Governo de Pernambuco através da Secretaria de Cultura/FUNDARPE
Apoio: Secretaria de Patrimônio e Cultura – Prefeitura de Olinda

Informações:
Manoelzinho Salustiano (Pres. da Associação) (81) 9424-0011/8801-3065
Osmar Barbalho (81) 9249-5745
E-mail: baquesoltope@gmail.com          

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin