Técnicos do Iphan ministram curso de Introdução a Leitura Paleográfica em Diamantina-MG

publicada em 14 de dezembro de 2011, às 14h46

 

A Biblioteca Antônio Torres em Diamantina-MG, cidade Patrimônio da Humanidade está sendo palco do 1º curso de Introdução a Leitura Paleográfica ministrado pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan-MG). O curso acontece entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2011 com carga horária de 12horas, e tem como finalidade auxiliar tanto os alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, como também um público cada vez maior de pesquisadores de áreas como história, antropologia, biblioteconomia, sociologia, linguística, filologia, direito entre outras.

O material a ser utilizado no curso são documentos dos séculos XVII e XIX, depositados nos Arquivos Históricos do Iphan-MG advindos das cidades de São João Del Rei, Mariana, Serro e da própria Biblioteca Antônio Torres.

A Introdução a Leitura Paleográfica tem sua grande importância no fato de esclarecer ao interessado em estudar e/ou trabalhar nesse campo, que, além de todo o conhecimento metodológico, também precisará habituar-se às características materiais do documento, pois o estado de conservação do papel, da qualidade da tinta utilizada e da caligrafia empregada pode variar seu grau de dificuldade durante a leitura de um manuscrito.

Para Mônica Elisque, coordenadora do Centro de Documentação e Informação – CDI, na Superintendência do Iphan em Minas Gerais, “é uma grande honra oferecer gratuitamente aos alunos e para a população Diamantinense um curso gratuito e que, dessa forma podemos contribuir de alguma maneira para a releitura da História a partir da fonte primária ainda inédita depositada em nossos arquivos”.

Paleografia, é etimologicamente definida como: paleos = antigos; graphie = escrever; assim, paleografia é, por definição, escrita antiga, ou seja, o estudo da escrita antiga.

O curso se apresenta como uma grande e privilegiada oportunidade na aprendizagem da leitura e transcrição de manuscritos e terá em seu conteúdo:
- Capacitar os participantes para a prática de leitura e transcrição de manuscritos;
- Dar noções de paleografia;
- Capacitar os participantes a conhecer as normas brasileiras de transcrição de manuscritos.

Metodologia
Aulas teóricas e práticas.

Mônica Elisque do Carmo - Bacharel em Biblioteconomia. Especialista em Administração de Arquivos Bibliográficos Históricos pela UFMG e mestranda em Gestão de Ambientes Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG. Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional há 20 anos e coordenadora do Centro de Documentação e Informação, CDI na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais há 10 anos.

Mais informações
Glayson Nunes
Assessor de Comunicação
Superintendência do Iphan em Minas Gerais
glayson.nunes@iphan.gov.br
(31) 3551 3260 / 3222 2440
(31) 9315 6621

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin