Programa Sentidos Urbanos recebe homenagem por suas ações pelo patrimônio em Ouro Preto-MG

publicada em 14 de dezembro de 2011, às 13h22

 

A Câmara de Ouro Preto promoverá sessão solene para entrega da Medalha João Velloso, nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 19h. A condecoração do Legislativo ouro-pretano visa homenagear pessoas e entidades que trabalham pela conservação e recuperação do patrimônio cultural e natural do Município.

Na cerimônia o programa “Sentidos urbanos: patrimônio e cidadania”, realizado pela Casa do Patrimônio de Ouro Preto, será homenageado pelas ações desenvolvidas nos últimos anos em prol da conservação e preservação do patrimônio cultural.

O Programa Sentidos Urbanos tem como fio condutor de suas ações a educação patrimonial, como um instrumento para a sensibilização e transformação dos sujeitos nela envolvidos, por meio das ferramentas audiovisuais enquanto facilitadoras deste processo. O Programa é composto pelas seguintes ações:

Roteiros Sensoriais - roteiros de visitação por percursos inusitados do núcleo histórico, com ênfase na percepção sensorial e nas qualidades ambientais dos lugares de memória, instrumentalizando os cidadãos para atuar como guardiões de seu patrimônio.

Circuito expositivo Casa do patrimônio – exposição permanente, onde são repassadas informações sobre tombamento, aspectos legais da proteção, salvaguarda de bens e evolução urbana de Ouro Preto.

Projeto “eu também sou patrimônio” – utiliza a educação patrimonial como meio de sensibilizar e transformar a comunidade no qual se insere, utilizando o bem cultural como ferramenta para a pedagogia social da inclusão. Trabalha-se identidade, pertencimento, busca redespertar valores, reconstruir papéis e construir desejos.

Base criativa-Laboratório Patrimônio - projeto de formação, pesquisa e estímulo à produção audiovisual, cujo objetivo é fomentar esta produção a partir de processos coletivos, visando ampliar os olhares sobre os conceitos de Identidade, Memória e Patrimônio.

Casas do Patrimônio
As Casas do Patrimônio constituem-se, essencialmente, em um projeto pedagógico e de educação patrimonial desenvolvido Pelo Insitituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta se fundamenta na necessidade de estabelecer novas formas de relacionamento do Iphan com a sociedade e com o poder público.

É o primeiro passo para transformar as representações regionais, escritórios técnicos do Iphan e instituições da sociedade civil em pólos de referência. Visando qualificar e atender a população residente, estudantes, professores e turistas, trabalha em uma perspectiva de diálogo e reflexão, no sentido de propiciar a participação para uma construção coletiva dessa nova postura institucional.

Trata-se de conferir transparência e ampliar os mecanismos de gestão da preservação do patrimônio cultural. Apoiando-se principalmente em ações educacionais, em parceria com escolas, instituições educativas formais e informais e demais segmentos sociais e econômicos. Além de informar e dialogar sobre as atividades e rotinas administrativas da instituição, devem ser enfatizadas as ações de qualificação e capacitação de agentes públicos e da sociedade civil. Entendendo a promoção do patrimônio cultural como um dos pilares do desenvolvimento sustentável, capaz de gerar renda e oportunidades econômicas para a população.

As Casas do Patrimônio devem atuar de maneira articulada com outras políticas públicas, especialmente aquelas promovidas pelos Ministérios da Educação, Cultura, Cidades, Justiça, Turismo e Meio-Ambiente, bem como pela gestão executiva dos Estados, do Distrito Federal e municípios.

Não há um programa de atividades e de estrutura padronizado. Cada caso, em função das características do local e de seus equipamentos, da existência e capacitação dos profissionais, do nível de interação com o poder público e demais agentes sociais, exigirá um arranjo próprio. A adequação da proposta às singularidades de cada cidade ou região é vital para o seu êxito. É essencial centrar o foco em parcerias com grupos, organizações e projetos locais de ações educativas.

Convite da Cerimônia.

Saiba mais
http://programasentidosurbanos.blogspot.com
http://educacaopatrimonial.wordpress.com/casas-do-patrimonio/

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin