Cidade de Goiás comemora 10 anos do título de Patrimônio Mundial

publicada em 13 de dezembro de 2011, às 13h26

 

A cidade de Goiás recebeu o título de Patrimônio Mundial, no dia 14 de dezembro de 2001, durante a 25ª Convenção Anual do Comitê da UNESCO órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), em Helsinque (Finlândia).

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan-MinC), por meio da sua Superintendência no Estado de Goiás e o Governo do Estado, além da Prefeitura Municipal, convidam para a Festa Comemorativa dos 10 Anos da Cidade de Goiás como Patrimônio Mundial.

As atividades de comemoração serão realizadas nos dias 13, 14, 17, 30 e 31 de dezembro. No dia 30, na Praça de Eventos será realizado o Show da Integração – “Goiás, patrimônio do mundo e de todos nós” e, no dia 31, além do Show da Virada “Ano novo da paz e do amor por Goiás” será realizado o Show Pirotécnico.

A programação conta com atividades culturais, como, Cantata Natalina pelas ruas da cidade; Café Cultural; Abertura da exposição “Olhar para a Serra Dourada” do fotógrafo João Caetano; Manifestações da Cultura Afro; Apresentação teatral: “Histórias e Estórias de Vila Boa”; Serenata pelas ruas da cidade de Goiás; Shows musicais: “Canto da Gente”, “Voz e Violão no Coreto” e ainda, show com cantores goianos.

Goiás tem a memória tão bem preservada em museus, igrejas, manifestações religiosas, folclóricas que, além da arquitetura colonial, a cidade é berço de arte e de grandes artistas como a poetisa Cora Coralina, a artista plástica Goiandira do Couto, a doceira Dona Sílvia Di Magalhães, os escritores Octo Marques, Elder Rocha Lima, Augusta Faro, Rosarita Fleury e, tantos outros.

“A conservação da arquitetura, dos costumes e das artes nessa bela cidade, da qual me orgulho em ter nascido, fez com que, a comunidade, a sociedade goiana e brasileira, e por fim o mundo a reconhecesse. Mas, o título de Patrimônio Mundial não veio simplesmente pelos atributos da cidade de Goiás, senão pela iniciativa e talento dos vilaboenses e dos goianos em geral”, conta a superintendente do Iphan no Estado de Goiás, Salma Saddi.

Confira a programação.

Mais informações:
Superintendência do Iphan em Goiás
Rua 84, 61 – Setor Sul.
Goiânia-Goiás. CEP 74080-400
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
Site: www.iphan.gov.br
Endereço eletrônico: welbia.dias@iphan.gov.br

Escritório Técnico I – Goiás/GO
Chefe do Escritório Técnico: Edinea de Oliveira Ângelo
Praça Zaquel Alves de Castro, 01 – Casa do Bispo
Cidade de Goiás/GO. CEP 76.600-000
Endereço eletrônico: edinea.angelo@iphan.gov.br
Telefone: (62) 3371-1968 – Fax: (62) 3372-1005

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin