Técnicos bolivianos estão no país para conhecer ações brasileiras de preservação patrimonial

publicada em 28 de novembro de 2011, às 12h53

 

Políticas de Patrimônio Imaterial serão o tema central dessa cooperação bilateral, as quais deverão ter como estudo de caso a experiência desenvolvida em Pernambuco

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebe hoje, dia 28 de novembro, dois técnicos bolivianos do Ministério de Culturas do Estado Plurinacional de Bolívia, para apresentar as políticas e os instrumentos utilizados pelo Instituto voltados à salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Os técnicos bolivianos, juntamente com técnicos do Departamento de Patrimônio Imaterial e da Superintendencia do Iphan em Pernambuco, participarão de visitas e oficinas para conhecer algumas das ações de salvaguarda realizadas pelo Iphan naquele Estado.

A iniciativa integra o Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Bolívia que conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério de Relações Exteriores, sobre “Intercâmbio de Experiências e Conhecimentos para a Gestão das Culturas”, o qual prevê uma série de missões técnicas de intercâmbio de experiências com vistas à formulação de um plano de ação em apoio ao processo de proteção do patrimônio cultural boliviano, intensificando o intercâmbio de conhecimentos sobre gestão das culturas entre o Brasil e a Bolívia, de forma a construir uma estratégia conjunta de promoção e proteção da diversidade cultural dos países e de suas heranças comuns.

Esse projeto se apoia nos atos internacionais bilaterais em vigor, entre eles, o Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado Plurinacional de Bolívia, firmado em 17 de dezembro de 1996 e promulgado em 28 de outubro de 2002 e o Ajuste Complementar ao Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica entre os dois Governos implementação do respectivo Projeto, firmado em 27 de maio de 2008.

Confira a agenda do projeto de cooperação entre Brasil e Bolívia promovida pelo Iphan:
28/11
– Visita à sede do Iphan em Brasília e reunião com a assessoria de Relações Internacionais e os departamentos finalísticos do Instituto.
29/11 - Visita à Superintendência do Iphan em Pernambuco e ao Escritório Técnico de Olinda com apresentação de ações das Casas do Patrimônio e de Educação Patrimonial.
30/11 – Oficina “Inventários de Patrimônio Imaterial realizados em Pernambuco” e visita à Casa do Carnaval.
01/12 – Oficina “Registro e Salvaguarda do Frevo” e visita ao Passo do Frevo.
02/12 – Avaliação das atividades desenvolvidas e planejamento da continuidade da Missão Brasil/Bolívia, em Brasília, com a presença da Área Internacional do Iphan.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin