Iphan autoriza início da restauração da Oficina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

publicada em 25 de novembro de 2011, às 13h51

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou, após minuciosa análise do projeto executivo, o início das obras de restauração da grande Oficina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, capital de Rondônia.

A restauração faz parte das medidas compensatórias exigidas pelo Instituto ao empreendimento UHE Santo Antônio, ainda na fase de Licença de Instalação. A empresa vencedora do certame licitatório foi a Hidronorte, que recebeu a ordem de serviço e tem agora 18 meses para concluir esta etapa.

Para Beto Bertagna, Superintendente do Iphan em Rondônia, “trata-se de uma obra emblemática, porque é a primeira vez que se faz algum tipo de intervenção restaurativa nesta parte da EFMM. Os operários vão receber aulas de Educação Patrimonial para compreenderem a importância e a dimensão do trabalho que vão realizar. Em 2012 comemora-se o centenário da Madeira-Mamoré, e de acordo com o superintendente a melhor forma de homenageá-la é tratando-a com cuidado e atenção. “A intervenção na oficina é pioneira. A velha ferrovia poderia estar num estado muito melhor do que se encontra”, concluiu Bertagna.

De acordo com o arquiteto e urbanista do Iphan, Giovani Barcelos, as obras de restauração do conjunto rotunda/girador/oficina irão marcar uma mudança no modo de ver a relação do rio Madeira com Porto Velho. A cidade está de costas para o rio, e a recuperação de uma área como o pátio da EFMM, complementada pela obra que teve iniciou, fará com que a população se aproprie do rio como parte da paisagem. “Esta obra será mais um passo para que a cidade una dois dos seus maiores patrimônios: o histórico (EFMM) e o natural (rio Madeira). Além disto, espera-se um número maior de visitantes e de turistas para conhecerem este tesouro, marco da história de Rondônia, da Amazônia e do Brasil”.

Orçadas em R$ 8,6 milhões e com previsão de conclusão em 18 meses, as obras integram o Plano de Revitalização do Complexo Ferroviário Madeira-Mamoré. O projeto executivo foi aprovado pelo Iphan em agosto deste ano, após a realização de estudos referentes ao processo de corrosão da estrutura do conjunto, que possui 5.700 m2 e 13 metros de altura. A Madeira-Mamoré teve o seu tombamento como Patrimônio Cultural Brasileiro homologado pela Portaria 108, assinada pelo então Ministro Gilberto Gil, em 28 de dezembro de 2006.

 

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