Profetas de Aleijadinho são digitalizados em Congonhas

publicada em 18 de novembro de 2011, às 15h01

 

Técnica pioneira no país alia digitalização 3D e robótica para a preservação de obras-primas do Barroco brasileiro

Tecnologia de ponta para a preservação de um patrimônio mundial está sendo usada pela primeira vez no Brasil. No dia 21/11/2011, o conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário de Nosso Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, MG, Patrimônio Cultural da Humanidade, receberá o que existe de mais moderno em tecnologia de digitalização em 3D (três dimensões) e robótica para ajudar na preservação dos Profetas esculpidos em pedra-sabão, de autoria de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Para discutir a aplicação de tecnologia de ponta em peças do patrimônio será organizada uma mesa-redonda aberta ao público no dia 22/11 (terça-feira), às 14h, na Escola municipal Fortunata de Freitas Junqueira, em Congonhas, na Praça Santo Afonso 90, Basílica. A mesa-redonda é intitulada “Tecnologia 3D e robótica na preservação do patrimônio”.

O processo de digitalização em 3D está sendo realizado desde o início do ano pelo Grupo Imago, da Universidade Federal do Paraná, autor de um sistema completo para reconstrução de objetos de acervos culturais que vem recebendo reconhecimento internacional. Das 12 esculturas que compõem o conjunto, cinco já foram digitalizadas por esse sistema. Para a digitalização das sete restantes, em posição de difícil acesso, a multinacional italiana Comau (empresa do Grupo Fiat e referência em automação) foi convidada pela UNESCO para compor o projeto. Pela primeira vez no mundo, um robô industrial utilizado em linhas de produção, como de automóveis, será usado em um projeto de preservação de obras de arte. O uso da tecnologia de automação permite maior precisão e acessibilidade no processo de captura das imagens dos profetas, maior rapidez no deslocamento do equipamento usado e, principalmente, maior segurança para o monumento.

Orçada em R$ 330 mil, a digitalização em 3D dos profetas de Congonhas está sendo financiada pela Lei Rouanet por meio do projeto Memorial Congonhas – Centro de Estudos da Pedra e do Barroco. O projeto é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), implementado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Congonhas e a UNESCO no Brasil, e conta com o patrocínio do Banco Santander, Gerdau Açominas, CSN - Cia Siderúrgica Nacional e Vale.

Tecnologia e patrimônio
A nova tecnologia de digitalização em 3D possibilitará, dentre outros, a visualização dos profetas de Aleijadinho em meio digital, no Memorial Congonhas ou pela internet; o uso na preservação e restauro das obras; o monitoramento do estado de conservação das peças frente à ação do tempo; o estudo minucioso da obra e a compreensão das técnicas utilizadas pelo artista e, finalmente, a produção de réplicas com grande precisão, em casos de necessidade.

O processo de preservação digital em 3D compreende três etapas principais: 1. a captura de diversas vistas do objeto (escultura) por meio de um sistema de aquisição de imagens 2D e 3D, que utiliza um scanner laser e uma câmera de alta resolução; 2. a integração destas imagens capturadas para a reconstrução da geometria e textura do objeto; e 3. a geração do modelo final em 3D com alta resolução para ser visualizado em um ambiente virtual. Até o momento já foram digitalizados cinco profetas: Joel, Daniel, Jonas, Ezequiel e Oséias.

Nesta etapa do projeto será usado um manipulador telescópico, equipamento utilizado para manipulação e içamento de cargas. Posicionado em frente ao adro da Basílica, irá erguer o robô NJ 110, da Comau, até a altura dos profetas. O robô, que tem um escâner 3D adaptado em sua extremidade, irá percorrer automaticamente toda a superfície das obras. Os dados coletados pelo equipamento serão enviados a um computador que reúne as informações e imagens captadas, gerando uma cópia digital em altíssima resolução das esculturas.

Para garantir a segurança e integridade das obras, sensores a laser foram desenvolvidos para impedir que o robô ultrapasse um limite de segurança e mantenha sempre a mesma distância dos profetas. O processo será todo executado à noite para garantir a luminosidade uniforme na coleta das imagens.

A possibilidade de utilizar essa nova tecnologia na preservação do patrimônio cultural brasileiro entusiasma Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan. Para ele, “é importante que a tecnologia seja cada vez mais utilizada para garantir a preservação e conservação dos bens culturais, aliada aos meios tradicionais. A digitalização dos profetas é um marco nas ações de preservação do patrimônio brasileiro”.

Memória e Fé
O Memorial Congonhas está localizado em uma área de 3.452,30 m² próxima ao conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário, com previsão de conclusão para junho de 2012. O espaço reunirá uma Exposição Permanente com informações sobre o conjunto arquitetônico e escultórico, em seus aspectos históricos, artísticos e religiosos; um Centro de Estudos da Pedra, que funcionará como uma rede de articulação de instituições de pesquisa, ensino e extensão, para a difusão do conhecimento sobre as rochas, monitorar a integridade das esculturas do Santuário e aprimorar as técnicas de conservação e restauração; e um Centro de Referência do Barroco, que terá área de pesquisa e de documentação e uma biblioteca especializada.

Para o prefeito do município de Congonhas Anderson Cabido, a criação do Memorial representa um diferencial para o desenvolvimento sociocultural da região. “Além disso, o novo espaço, com suas linhas modernas, fará um contraponto com o ambiente barroco e o majestoso universo de Aleijadinho, compondo um quadro surpreendente.”

O Memorial e os Profetas
O conjunto dos profetas do Antigo Testamento é composto por 12 monumentais figuras esculpidas em pedra-sabão no início do Século 19 e está localizado ao longo dos muros e escadarias do Santuário de Nosso Bom Jesus de Matosinhos. O conjunto foi tombado pelo Iphan em 1939 e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1985.

A ocorrência de lesões à pedra causadas por fungos e bactérias e algumas marcas de vandalismo sempre provocaram frequentes debates sobre a possibilidade de remoção dos profetas para um local protegido. No entanto, até o momento prevalece a convicção de que o mais relevante é tomar medidas de prevenção e conservação, não só visando os profetas de Congonhas, mas todos os monumentos e elementos decorativos em pedra.

O projeto do Memorial Congonhas vem produzindo novos conhecimentos para a conservação de monumentos em pedra, por meio de ações coordenadas pela UNESCO no Brasil, em especial para a produção de réplicas digitais das esculturas, além da atualização da técnica de produção de réplicas físicas. As réplicas são uma medida de segurança essencial para se reproduzir as peças em caso de danos irreversíveis aos originais.

Réplicas por quê? Os profetas de Congonhas têm moldes feitos em várias épocas, em especial nas décadas de 1970 a 1980, que não apresentam mais as condições necessárias para a reprodução. Por essa razão, estão sendo feitos novos moldes em meio eletrônico (digitalização em 3D) e em forma flexível de silicone, possibilitando a produção de cópias em gesso, pedra ou resina.

Para Jurema Machado, coordenadora de Cultura da UNESCO, “a confecção desses moldes virtuais, além de oferecer insumo fundamental ao Memorial e à segurança das peças, será uma oportunidade de utilização da tecnologia para o intercâmbio de conhecimento entre instituições acadêmicas e de preservação brasileiras.”

Produção de réplicas físicas
A produção das réplicas físicas dos profetas está em andamento utilizando formas flexíveis até então não experimentadas para a reprodução das esculturas do conjunto de Congonhas. Inicialmente é feito um molde em silicone, estruturado por uma contraforma rígida de resina de poliéster e fibra de vidro. A partir deste molde, é produzida uma cópia de resina e pó de pedra e uma cópia de segurança em gesso-pedra para permanecer como registro, documentação, referência e matriz. Assim, no futuro, havendo necessidade de outro molde, essa matriz será usada, e não a peça original.

Até o momento já foi concluído o molde do Profeta Joel e encontra-se em andamento o do Profeta Jonas. O molde, a cópia de segurança e a réplica em resina poliéster serão armazenados na reserva técnica do Memorial Congonhas. Esse trabalho está sob a responsabilidade dos restauradores João Cristelli e Deise Lustosa de Belo Horizonte, MG.

Sobre o Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, foi criado em 1937, quando o então ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, pediu a Mário de Andrade, um anteprojeto de lei para salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. A tarefa de implantar o serviço foi confiada a Rodrigo Melo Franco de Andrade. Hoje, o Iphan está presente em todo o país, atuando pela preservação e dando apoio às comunidades, com 27 Superintendências Estaduais e 25 Escritórios Técnicos e quatro centros culturais.

A Administração Central funciona em Brasília, DF e no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, RJ. O Arquivo Central é o setor responsável pela abertura, guarda e acesso aos processos de tombamento, de retorno e de saída de obras de artes do país, assim como pela emissão de certidão para efeito de prova e inscrição dos bens nos Livros do Tombo e nos Livros de Registro do Patrimônio Imaterial. Já o Arquivo Aloísio Magalhães – AAM, em Brasília e possui um acervo iconográfico, que guarda documentos de referenciamento cultural dos antigos Centro Nacional de Referência Cultural e Fundação Nacional Pró-Memória.

Sobre a UNESCO
 A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi criada em 16 de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações. Com o seu trabalho, acompanha o desenvolvimento mundial e auxilia os Estados-Membros – hoje são 195 países - na busca de soluções para os problemas que desafiam nossas sociedades. É a agência das Nações Unidas que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.

A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 1964 e seu Escritório, em Brasília, iniciou as atividades em 1972, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social. Desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios -, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados-Membros da Organização.

Sobre o Grupo Imago
 O Grupo Imago, da Universidade Federal do Paraná, vem atuando nas áreas de visão computacional, computação gráfica e processamento de imagens desde 1995. Os trabalhos de pesquisa no Grupo envolvendo análise de imagens de profundidade (range images) geraram importantes contribuições científicas e tecnológicas nos últimos anos, incluindo o desenvolvimento de um sistema original para preservação digital de acervos culturais e criação de uma aplicação interativa para visualização 3D de objetos através da Internet.

Esta aplicação foi apresentada e validada pela primeira vez no projeto de desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) em 2004 e tem sido utilizada com sucesso em diversos projetos do Imago, assim como para a construção de um Museu Virtual 3D (www.imago.ufpr.br). Estes resultados do têm recebido reconhecido internacional e o sistema desenvolvido para preservação digital é considerado um trabalho de ponta na geração de modelos 3D realistas. Em 2011, o Imago publicou dois importantes trabalhos científicos no Journal of Cultural Heritage e na 16th International Conference on Image Analysis and Processing, na Itália, recebeu o prêmio de melhor artigo (Best Paper Award).

Sobre a Comau
A Comau é empresa do Grupo Fiat, referência em automação, fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais. Com sede em Turim, na Itália, há mais de 30 anos está presente em diversos países na América do Norte, na América Latina, na Ásia e na Europa, contando com mais de 12 mil colaboradores. Somente no Brasil, na Argentina e no México, a empresa tem cerca de 8.600 profissionais que atuam nos segmentos automotivo, siderúrgico, mineração, papel e celulose, portuário, petroquímico e manufatura.

No Brasil, são clientes da Comau empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Braskem, Petrobras, Suzano Papel e Celulose, GM, Ford, Votorantim, Lanxess, Renault, FPT, Fiat Automóveis etc. Já na Argentina, a empresa conta com clientes como Tenaris, Siderca, GM, Siderar, Peugeot Citroën (PSA), Coca-Cola, Fiat Auto, FPT etc. No México, destacam-se os clientes Volkswagen, GM, Ford, Tenaris, Chrysler, Carrier etc.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães e Isabel de Paula
Fones (61) 2106 3536, (61) 9966 3287, (61) 2106 3538,
E-mails  ana.guimaraes@unesco.org.br, isabel.paula@unesco.org.br

Assessoria de Comunicação da Comau do Brasil
Ideia Comunicação Empresarial
Ana Cecília Rezende
Fones: (31) 3326-2400, (31) 8417-3479
E-mail: ana.cecilia@ideiacom.com.br

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Congonhas
Márcio Elias e Flávia Cristina
Fones: (31) 3731 3056
E-mails : fumcult@yahoo.com.br , flavia@congonhas.mg.gov.br

Assessoria de Comunicação do Iphan-MG
Glayson Nunes
Fones : (31) 9315 6621
E-mail: glayson.nunes@iphan.gov.br

 

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