Rio Grande do Sul recebe a exposição Bem do Brasil - Patrimônio Histórico Brasileiro

publicada em 16 de novembro de 2011, às 15h37

 

Peças que revelam a singularidade e proporcionam a compreensão da diversidade cultural no Brasil fazem parte da Exposição Bem do Brasil, aberta para visitação entre os dias 28 de novembro e 27 de dezembro, no sitio arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. Organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Ministério da Cultura (Iphan-MinC), a exposição  foi concebida sob o desafio de levar os visitantes a apreender os significados, a refletir, compartilhar e valorizar a diversidade dos acervos culturais, das artes sacras à cultura popular e erudita do país.

Compõem os cenários da religiosidade do Brasil e seu Imaginário – ponto de partida da exposição – castiçais, oratórios mineiros e baianos, imagens de reis, santas e santos de igrejas de Pernambuco e de Sergipe, esculturas das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul, ex-votos de romeiros do Ceará e cajados de Pai de Santo. A arte ganha vida e cores em Bem do Brasil nas cerâmicas indígenas do Espírito Santo, nas carrancas do Velho Chico, na Cabeça Boi Tinga do Pará, nas máscaras de Cavalhada de Goiás e bonecos do Jequitinhonha ou nos instrumentos do Tambor de Crioula do Maranhão, do Tambor de Jongo do Rio de Janeiro e da Viola de Cocho do Mato Grosso. Expressões que revelam saberes e fazeres, desvendados pela exposição por meio de formas de madeira para fazer a rapadura da cana-de-açúcar, alambiques de cobre para destilar a cachaça ou prensas de madeira para moldar o queijo.

As obras de Taunay, Djanira, Guignard, Di Cavalcanti, Segall, Athos Bulcão e Mestre Valentim emprestam a força de sua criatividade à exposição. Com um singular enredo a exposição é uma aposta inovadora e um tributo à genialidade de brasileiros que vêm construindo, ao longo dos séculos, a riqueza do patrimônio histórico e artístico nacional.

Serviço:
Exposição Bem do Brasil
Data:
28 de novembro e 27 de dezembro de 2011
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 20h
Local: Sitio arqueológico de São Miguel Arcanjo (RS)
Outras informações: parque.missoes@iphan.gov.br  (55) 3381-1399

Mais informações:
Assessoria de comunicação
(61) 2024-5477 ou 2024-5476

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin