Iphan participa da V Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL

publicada em 24 de outubro de 2011, às 14h15

 

Na ocasião a direção do Instituto participará da celebração do Dia do Patrimônio no Uruguai

No dia 22 de outubro, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, esteve em Montevidéu, no Uruguai, a convite do diretor geral da Comisión de Patrimonio Cultural de la Nación, do Ministério de Educação e Cultura uruguaio, Alberto Quintela. O Uruguai exerce a atual presidência protempore do Mercosul Cultural.

O presidente esteve acompanhado do assessor de Relações Internacionais do Iphan, Marcelo Brito, das jornadas do Dia do Patrimônio, no âmbito das atividades do Bicentenário do país. Eles participarão também da V Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul Cultural – CPC. As primeiras atividades, nos dias 24 e 25, são entre os especialistas que trabalham no projeto Itinerário Cultural da Região das Missões na América Meridional. A expectativa é avançar na proposta, com a presença da Secretaria Técnica do Mercosul, que também estará participando do encontro.

Deverão ocorrer ainda as primeiras negociações com oFundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul - FOCEM para o desenvolvimento do projeto regional nos países envolvidos: Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Além disso, serão discutidos na reunião da CPC temas importantes em resposta ao aprovado na última reunião de Ministros da Cultura do Mercosul realizada em Assunção, como o reconhecimento de bens como Patrimônio Cultural do Mercosul; o tratamento do Selo Cultural do Mercosul para a prevenção do tráfico ilícito de bens culturais; o estabelecimento de recomendações para o fomento a projetos relacionados à preservação e salvaguarda do patrimônio cultural no âmbito do Fundo Mercosul Cultural recém-criado, entre outros.

Confira a programação aqui.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin