Patrimônio Natural é tema de debate em missão do Iphan na Bolívia

publicada em 21 de outubro de 2011, às 14h30

 

Termina hoje, dia 21 de outubro, o encontro entre técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Unidade de Monumentos e Sítios – UMS, da Bolívia. Eles estão reunidos em La Paz, desde o dia 17 de outubro, dando prosseguimento ao desenvolvimento do Projeto de Cooperação Técnica – PCT entre os dois países, que conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil – ABNC/MRE. O período foi de intercâmbio de experiências no campo da gestão do patrimônio natural, com a realização de um seminário que teve como objetivo nivelar e atualizar os conhecimentos e procedimentos para a realização de trabalhos na gestão do patrimônio cultural material, com ênfase no patrimônio natural.

Pelo lado boliviano, participaram agentes da Unidade de Monumentos e Sítios – UMS, da Direção Geral de Patrimônio Cultural do Vice-Ministério de Interculturalidade do Ministério das Culturas. Pelo lado brasileiro, fazem parte da equipe, o Coordenador Geral de Patrimônio Natural do Departamento de Patrimônio Material (Depam/Iphan), Carlos Fernando de Moura Delfim, e as arquitetas do Iphan, Mônica Mongelli e Maria Regina Weissheimer.

Os debates foram em torno das práticas preservacionistas, sobre instrumentos criados e estudos de caso. Os técnicos brasileiros também visitaram um sítio patrimonial escolhido pelo governo boliviano para orientar as análises e uma maior troca de informações e experiências entre os técnicos. A missão integra uma série de outras atividades previstas no Projeto de Cooperação Técnica, que se estenderá ao longo de 2012, para apoiar a formulação de um plano de ação no campo da gestão do patrimônio cultural para a Bolívia.

Confira a programação aqui.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin