Oficina de Educação Patrimonial vai acontecer em Santa Catarina

Educação PatrimonialO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco, vai promover entre os dias 11 e 12 de março, em São Francisco do Sul, (SC), a Oficina Casas do Patrimônio: Aspectos conceituais e projeto de implantação.

O objetivo é debater a implantação e construção coletiva de diretrizes para o Projeto de Educação Patrimonial e implantação da Casa do Patrimônio de São Francisco do Sul.

O evento vai contar com a participação de representantes de instituições e da comunidade. No encontro será apresentada uma proposta de elaboração conjunta de um plano de trabalho dentro de um Acordo de Cooperação Técnica.

A proposta de construção coletiva de um programa de educação patrimonial entre os agentes envolvidos com o Patrimônio Cultural está relacionado com o projeto Casa de Patrimônio que é desenvolvido no Iphan (SC).

Casas do Patrimônio
As Casas do Patrimônio são um espaço de diálogo com a comunidade local, articulação institucional e promoção de ações educativas. O intuito é promover e favorecer a construção coletiva do conhecimento e a participação social nas ações educativas de valorização e preservação do patrimônio cultural.

 

Programação:
11/03/2015
Manhã:

 - Visita às instituições culturais de São Francisco do Sul

Tarde:
- Apresentação inicial das instituições presentes
- Apresentação do conceito de Educação Patrimonial e de suas principais diretrizes – Iphan: equipe Ceduc/DAF Iphan.
- Apresentação da proposta para a construção coletiva da “Casa do Patrimônio” local. Equipe: Ceduc/DAF Iphan
- Debate sobre o conceito e sua adequação a realidade local
Método: apresentação dialogada
- Exibição de vídeos com exemplos de ações educativas.
- Debate
- Proposta de “tarefa de casa”: O que espera de uma Casa do Patrimônio?  e  Como sua instituição pode contribuir efetivamente?

12/03/2015
Manhã:

 - Apresentação de propostas e contribuições de cada instituição para uma Casa do Patrimônio com foco nas ações de cada uma bem como na articulação dessas ações.
- Preenchimento coletivo de uma matriz de compromissos, que será a minuta do Plano de Trabalho anual da Casa: responsáveis: Ceduc / Iphan local e Fundação Cultural de São Francisco do Sul.
Método: rodada de falas e sistematização das ações planejadas

Tarde:
- Apresentação da sistematização
- Discussão/debate com o grupo
- Validação de papéis e encaminhamentos para o Acordo de Cooperação Técnica com base no modelo na Portaria 29 de janeiro de 2014. Responsáveis: Ceduc / Iphan.

Serviço:
Oficina Casas do Patrimônio:
Aspectos conceituais e projeto de implantação
Data: 11 a 12 de março de 2015
Local: São Francisco do Sul / SC – Auditório do Museu Nacional do Mar

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin