Aniversário do Rio São Francisco é comemorado com ações culturais e ambientais

publicada em 04 de outubro de 2011, às 17h10

 

Há 510 anos o rio São Francisco foi descoberto pelo navegador Florentino Vespúcio, que batizou o rio com o nome do santo do dia, São Francisco de Assis. Por isso, hoje várias ações culturais e ambientais estão sendo desenvolvidas no país. As celebrações são realizadas pelo Ministério Público do Meio Ambiente - MMA e contam com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura - MinC.

Em Penedo, Alagoas, diversas entidades culturais, governamentais, estudantes, ambientalistas e toda a população estão reunidos para os festejos de comemoração a descoberta deste, que é um dos mais importantes cursos d´água do Brasil. O Iphan vai apresentar o inventário do Patrimônio Cultural do rio São Francisco, um trabalho de inventário que mapeou o patrimônio cultural ao longo do rio. O inventário teve início em 2008, um processo que contou com o apoio do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão – SICG, desenvolvido pelo próprio instituto.

Também estão sendo desenvolvidas atividades com foco na conscientização e preservação, como o Arrastão de Limpeza das águas do baixo São Francisco. Que conta com a participação de voluntários para a coleta do lixo acalhado. Os festejos de aniversário rio vão terminar em grande estilo com o abraço coletivo ao rio. Haverá a distribuição de publicações e anúncio do edital de Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco. Entre os representantes desta ação estão presentes a diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), Célia Corsino, e o coordenador da ação de Microprojetos da Funarte, José Maurício de Oliveira Moreira.

Ações de comemoração e preservação estão sendo preparadas em algumas localidades do país. Em São Roque, Minas Gerais, também tem festa no Rio São Francisco, com a representante da Superintendência do Iphan em Minas Gerais, Corina Maria Rodrigues. Já na região de Propriá, em Sergipe, as ações serão desenvolvidas pela superintendente do Iphan, Terezinha Alves de Oliva.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin