Iphan entrega obras de restauração na estação ferroviária de Goiandira-GO

publicada em 28 de setembro de 2011, às 14h31

 

A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) entrega à comunidade de Goiandira, no dia 7 de outubro, às 17h, a Estação Ferroviária totalmente restaurada. O espaço que estava abandonado e em estado precário, ganhou novas instalações. Com isso, é hoje um dos mais atrativos pontos turísticos da região.

O patrimônio restaurado, localizado na extinta Rede Ferroviária Federal S.A, é um dos bens mais antigos do estado de Goiás e apresentava estrutura comprometida pela falta de conservação. Uma obra emergencial realizada no final de 2009 evitou o desabamento da estrutura. As obras foram retomadas em junho de 2010 já com o objetivo da recuperação total do edifício.

A proposta é que a o espaço seja transformado em uma Estação Cultural para atrair visitantes e agregar seu valor histórico ao artístico. A restauração do imóvel contribui também para a preservação da memória ferroviária no estado de Goiás.

O Iphan-GO após ter realizado o levantamento dos bens imóveis de valor artístico, histórico e cultural da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. indicou a Estação de Goiandira como a mais antiga do Estado de Goiás e considera ainda que a restauração deste imóvel é uma significativa conquista no processo de Preservação do Patrimônio, pois além de realizar a devolução do bem patrimonial à comunidade, os serviços executados contribuem para a Preservação da Memória Ferroviária no Estado, o que torna o local um espaço cultural vivo e democrático,  que implica no bem estar material e na garantia do exercício da memória e da cidadania.  

Breve Histórico
De acordo com o Inventário de Conhecimento do Patrimônio Ferroviário do Estado de Goiás, realizado em 2008 pelo Iphan, a antiga Estrada de Ferro Goyaz chegou naquela localidade em 24 de fevereiro de 1913. A cidade sofreu sensíveis mudanças a partir disso, que culminaram em seu crescimento e consequentemente em sua emancipação em 1931.

Por oportunidade do levantamento cadastral do imóvel foram procurados alguns moradores mais antigos e pesquisadores locais com o intuito de reunir mais informações sobre a origem da estação.  Um dos entrevistados foi o Sr. José Teixeira de Araújo, ex-prefeito de Goiandira por dois mandatos, de 1966 a 1970 e de 1973 a 1977. Ele relata que em 1909 a localidade ficou muito alvoroçada e já atraiu muita gente, porque foi quando chegou a “picada” da ferrovia.

Mais informações:
Superintendência do Iphan em Goiás
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
welbia.dias@iphan.gov.br (Setor de Comunicação)
www.iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin