Ponte Preta será restaurada em Curitiba – PR

publicada em 15 de setembro de 2011, às 15h49

 

O Viaduto João Negrão, conhecido como Ponte Preta, irá passar por obras de restauração para melhorar o tráfego e valorizar a construção. O início das obras está previsto para 2012, época em que o tráfego de pessoas é menor. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba orientam os trabalhos da Secretaria de Estado da Cultura – SEEC, da Prefeitura de Curitiba e da empresa responsável pela execução das obras.

Atualmente, a ponte está danificada em função das colisões acidentais dos veículos, principalmente os que possuem mais de 3,6 metros de altura e insistem em passar por baixo da ponte. Com o projeto de restauração, além dos reparos no viaduto, todo o entorno será beneficiado com obras de paisagismo, reforço na iluminação, mais sinalização e sensores de altura para evitar os acidentes.

A ponte será transformada em uma passarela onde o pedestre poderá trafegar, preservando os traços históricos. O piso será trocado e serão instalados parapeitos para aumentar a segurança. Após a restauração, a passarela também dará acesso ao novo prédio da Universidade Federal do Paraná.

A ponte original foi construída no século XIX e recebia o nome de Ponte da Rua Schmidlin, em homenagem ao proprietário dos terrenos na região. Com o aumento do tráfego, foi substituída pela atual Ponte Preta, em 1944, que acabou sendo desativada nos anos 70 devido à inauguração da nova estação rodoferroviária.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin