Iphan participa de curso internacional sobre arqueologia subaquática na Espanha

publicada em 05 de setembro de 2011, às 16h25

 

Iniciativa que conta com o respaldo da Unesco incentiva a formação de arqueólogos subaquáticos na região.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participará do curso de formação de arqueólogos subaquáticos promovido pela Unesco, sob a responsabilidade do Museu de Arqueologia Subaquática da Espanha – ARQUA, em Cartagena, no período de 19 de setembro a 28 de outubro de 2011. O encontro é voltado para técnicos que atuam no campo da gestão do patrimônio arqueológico de países da região, previamente selecionados.

O curso, com duração de um mês e meio e ministrado em espanhol e em francês, pretende proporcionar uma formação básica em arqueologia subaquática aos profissionais que disponham de uma formação acadêmica relacionada com o patrimônio cultural e com experiência, ainda que mínima, em imersão subaquática. Será desenvolvido em dois blocos, um teórico, envolvendo aspectos legais e técnicos relacionados ao tema, e outro, prático, envolvendo atividade em sítio arqueológico submerso.

Os custos de participação no curso serão assumidos pela organização, incluindo hospedagem, alimentação e equipamento técnico, cabendo ao Iphan, os custos de viagem relacionados ao seu traslado ao local do curso. O arqueólogo Ademir Ribeiro Junior, da Superintendência do Iphan em Sergipe foi selecionado, entre cem candidatos estrangeiros, avaliados pela Unesco e os organizadores. Participarão do curso apenas 20 alunos do mundo íbero-americano e da África francófona.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin