Brasil e Bolívia implementam projeto de cooperação no campo do patrimônio cultural

publicada em 05 de setembro de 2011, às 16h27

 

Iniciativa vai promover o intercâmbio de informações e experiências nas áreas de proteção e salvaguarda do patrimônio cultural

Agentes do patrimônio cultural brasileiros e bolivianos já estão trabalhando no Projeto Intercâmbio de Experiências e Conhecimentos para a Gestão das Culturas Brasil–Bolívia. Na semana de 22 a 27 de agosto aconteceu a segunda atividade desse projeto de cooperação bilateral que conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação - ABC, do Ministério das Relações Exteriores. Técnicos dos Departamentos de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério das Culturas da Bolívia tiveram a oportunidade de trocar informações sobre suas experiências no desenvolvimento e implantação de políticas de patrimônio imaterial, com ênfase nos processos de identificação, reconhecimento e apoio e difusão.

A semana de trabalho foi intensa e bastante produtiva, contribuindo para a reflexão conjunta sobre as condições específicas de implantação das políticas em cada país, e a respeito das questões e desafios comuns a serem enfrentados. As atividades aconteceram na sede do Ministério das Culturas da Bolívia, em La Paz, incluindo ainda uma visita ao município de Cohoni, onde aconteciam os preparativos para a Festa de São Bartolomeu.

O Projeto em implementação prevê, ainda, no campo do patrimônio imaterial, mais duas missões: a visita de técnicos bolivianos ao Brasil para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Iphan; e, para 2012, o desenvolvimento de uma experiência-piloto na realização de diagnóstico integrado de bens culturais, material e imaterial, bolivianos. O Projeto de Cooperação envolve ainda outras áreas do Iphan, como aquelas referentes à gestão de centros históricos e de bens móveis, cujo objetivo final visa apoiar as autoridades bolivianas na elaboração de um Plano de Ação para a preservação do Patrimônio Cultural daquele país.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin