Rodas de Memória no Centro Histórico de Iguape

publicada em 22 de agosto de 2011, às 13h43

 

Promover a valorização do patrimônio cultural nacional. Esse é o principal objetivo dos chamados Rodas de Memória que a Casa do Patrimônio do Vale do Ribeira está promovendo. Trata-se de uma série de encontros com os moradores da cidade de Iguape, no litoral sul paulista. A idéia é registrar e documentar a memória urbana a partir da fala de seus próprios moradores.

O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Geografia Urbana - Labur do Departamento de Geografia da FFLCH/USP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape e Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (Iphan-SP). Conta, também, com o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

Iguape teve seu centro histórico reconhecido como patrimônio cultural brasileiro em dezembro de 2009, correspondendo ao primeiro centro histórico paulista tombado pelo Iphan. Com as Rodas de Memória são encontros nos quais serão coletados os relatos das vivências dos moradores, a partir de temas de interesse da memória local, tendo a cidade como pano de fundo.  Os encontros serão registrados para servir de base no trabalho das escolas do município.

Os temas das Rodas de Memória são: Cultura Caiçara (dia 20/08), Quilombos do Ribeira (dia 27/08), Histórias de pedra e cal (dia 17/09) e Águas de Iguape (dia 24/09). Os encontros serão realizados na Casa do Patrimônio do Vale do Ribeira, à Rua XV de novembro, 218, Centro Histórico de Iguape/SP. Informações pelo telefone: (13) 3841—5503

Contatos pelo email:
simone.geo@usp.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin