A Rússia será sede 36ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial

publicada em 26 de junho de 2011, às 12h42

 

A Rússia acolherá em São Petersburgo a 36ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial, em 2012, ano em que a conveção completará 40 de existência

Aprovada por unanimidade pelos membros do Comitê do Patrimônio Mundial, da Unesco, em Paris, a Embaixadora Eleonora Mitrofanova, Delegada Permanente da Rússia junto à Unesco, como a Presidência do Comitê do Patrimônio Mundial que passará a Rússia.

A próxima reunião do Comitê será realizada de 25 de junho a 05 de julho de 2012, na cidade de São Petersburgo, capital histórica russa, um dos maiores centros culturais da Europa.  O seu Centro Histórico e grupo de monumentos anexos estão declarados como Patrimônio Mundial. Conhecida como a “Veneza do Norte”, por seus números canais e pontes, constitui-se em sítio de rara beleza e monumentalidade, onde o barroco e o neoclássico se fazem presente de modo expressivo. Nessa ocasião, será julgada a candidatura da cidade do Rio de Janeiro, como paisagem cultural, à Lista do Patrimônio Mundial.

Comporão as Vice-presidências do Comitê, pela América Latina e Caribe, o México, pela Europa e América do Norte, a França; pelo Mundo Árabe, Emirados Árabes Unidos; pela África, África do Sul; e pela Oceania e Pacífico, Austrália.

Nessa reunião, muitos temas relevantes serão tratados, especialmente as propostas referentes ao futuro da Convenção, que deverão ter seus resultados divulgados em reunião especial comemorativa dos seus 40 anos de existência e que será realizada no Japão em 2012.

Um terço dos membros do atual Comitê serão renovados, ao encerrarem seus mandatos, como o Brasil. Os novos membros serão eleitos na Assembléia Geral dos Estados Partes, em Paris, em novembro próximo.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin