Iphan orienta Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação da Cidade de Goiás

publicada em 21 de junho de 2011, às 13h12

 

O Programa Monumenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MinC) realizou, no último dia 13, no Escritório Técnico do Iphan em Goiás (GO), a capacitação dos membros que fazem parte do Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação da cidade.

O objetivo dessa ação é dotar de melhores condições de funcionamento os Fundos Municipais de Preservação criados pelas cidades componentes do Monumenta, compartilhando informações com os conselheiros, para que compreendam a importância desses fundos e seu próprio papel na condução das políticas locais de preservação do patrimônio cultural, apoiadas com recursos do fundo. Esses encontros estão previstos para ocorrer nas demais cidades do Monumenta, até o fim de 2011.

A reunião em Goiás contou com a participação dos conselheiros, da superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, da equipe técnica do Iphan local, da coordenadora da Unidade Executora de Projetos do Monumenta na cidade de Goiás e da equipe da Caixa, parceira do Programa Monumenta, que se fez representar por gerentes e servidores de Brasília, Anápolis e Goiás.

A equipe responsável pela capacitação fez um balanço da atuação do Programa na cidade e trouxe informações sobre a situação atual do fundo, sua organização, suas fontes de recursos e as atribuições de seus membros, além de sensibilizar os conselheiros sobre a importância de terem um papel ativo na fiscalização das ações dos entes locais (no caso de Goiás, Prefeitura e Governo do Estado).

No debate que se seguiu, os presentes mostraram interesse em propor pequenos ajustes na legislação do fundo, a fim de garantir o compartilhamento de poder, no âmbito do Conselho, entre o poder público e os representantes da comunidade. Em seus comentários, os participantes também questionaram sobre os papéis do Prefeito e do gestor, demonstrando sua preocupação com a boa gestão dos recursos do fundo para melhor execução de ações para preservação do patrimônio cultural de Goiás.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin