Bonecas de cerâmica dos índios Karajá de Aruanã e Ilha do Bananal serão expostas no Iphan em Goiás

publicado em 07 de junho de 2011, às 14h01

 

Iphan-GO e Museu Antropológico da UFG apresentam exposição Ritxòkò – patrimônio do Brasil durante a programação do XIII FICA

A Superintendência do Iphan em Goiás realiza entre os dias 14 e 19 de junho a exposição Ritxòkò – patrimônio do Brasil. A exposição ocorre na sede do Escritório Técnico do Iphan na cidade de Goiás (GO) e integra a programação oficial do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA.

A exposição Ritxòkò – patrimônio do Brasil foi concebida a partir dos desdobramentos do trabalho de pesquisa e documentação das bonecas karajá realizado desde 2009 pela equipe do Iphan-GO e por pesquisadores do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. O objetivo da pesquisa é reunir subsídios para solicitar o título de Patrimônio Cultural do Brasil para as bonecas cerâmicas confeccionadas pelas mulheres da etnia Karajá – chamadas ritxòkò na língua nativa – por meio do Registro dessa expressão cultural de natureza imaterial.

O acervo que integra a exposição foi reunido pela equipe de pesquisa durante as etapas de campo nas aldeias Karajá em Aruanã (GO) e em São Félix do Araguaia (TO). A coleção de bonecas que será exposta traz todos os elementos característicos desse bem cultural como a diversidade de grafismos aplicados com pigmentos naturais em preto e vermelho, as representações de figuras humanas, da fauna regional e também figuras míticas e sobrenaturais. A exposição Ritxòkò – patrimônio do Brasil conta ainda com uma seção de fotos registradas durante a pesquisa, que retratam detalhes do universo cultural Karajá.

O Festival
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA ocorre anualmente na cidade de Goiás desde 1999 e surgiu com uma proposta de valorizar o cinema e discutir amplamente a temática ambiental. Desde a primeira edição o festival cresceu em público e em qualidade da produção cinematográfica exibida, consolidando-se como um evento de destaque no calendário cinematográfico mundial. Além das mostras e debates sobre cinema e meio ambiente, o FICA possui uma programação cultural diversificada para atender ao público nacional e internacional.

O Iphan-GO participa da programação do FICA desde sua primeira edição.

Tradicionalmente a sede do Escritório Técnico de Goiás recebe, durante a semana do festival, exposições que levam ao público abordagens diversas do patrimônio cultural, da arqueologia ao patrimônio imaterial, passando por educação patrimonial e patrimônio edificado.

Informações:
Superintendência do Iphan em Goiás
Rua 84, 61 – Setor Sul.
Goiânia-Goiás
Telefone: (62) 3224 6402 / 3224 1310 – Fax: (62) 3224 6527
iphan-go@iphan.gov.br

Escritório Técnico do Iphan
Praça Zacheu Alves de Castro, 01 – Centro
Goiás – GO
Telefone: (62) 3371 1968
escritorio.goias@iphan.gov.br

Sobre o FICA:
Site do Festival: www.fica.art.br

AGEPEL – Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira
Praça Pedro Ludovico Teixeira nº 26 – Centro
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3201-9857
imprensa@agepel.go.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin