Rede Casas do Patrimônio no III Fórum Juvenil Ibero-americano do Patrimônio Mundial

publicado em 04 de maio de 2011, às 15h47

 

A Rede Casas do Patrimônio terá participação no III Fórum Juvenil Ibero-americano do Patrimônio Mundial a realizar-se em Santillana del Mar e Zaragoza, Espanha, no período de 14 a 24 de junho de 2011. O tema central do Fórum este ano é Arte Rupestre e é voltado para os países Ibéricos e da América Latina. Os representantes de cada país serão dois jovens entre 12 e 15 anos de idade, provenientes de diferentes regiões onde existam sítios de Arte Rupestre. O Fórum terá diversas atividades, dentre as quais, oficinas e visitas pedagógicas a sítios patrimoniais da Espanha.

Os representantes brasileiros no Fórum são dois jovens provenientes dos Sítios Arqueológicos de São Raimundo Nonato-PI e Chapada do Araripe, Nova Olinda- CE:

Ana Caroline Barbosa Lima (14 anos) é freqüentadora do Pró-Arte - programa da Fundação do Homem Americano – FUMDHAM, instituição parceira na gestão do Parque Nacional Serra da Capivara junto com o Escritório Técnico do Iphan em São Raimundo Nonato. Ana Caroline é também Guia-Mirim na participação do Museu do Homem Americano na Semana Internacional de Museus e Primavera de Museus (Promovidos pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM).

Caio Felipe Alves da Silva (13 anos) é guia do Memorial do Homem Kariri - Fundação Casa Grande - Casa do Patrimônio da Chapada do Araripe - instituição integrante da Rede Casas do Patrimônio com o Iphan. Essa Casa do Patrimônio é referência nacional em protagonismo juvenil na gestão e preservação do patrimônio. Os jovens participam ativamente das atividades gestão da Fundação. Caio Felipe é responsável pela catalogação do acervo arqueológico e integrante da equipe conservação dos sítios Arqueológicos de Arte Rupestre.

Além da presença do jovem Caio Felipe, a Casa do Patrimônio da Chapada do Araripe fará uma Oficina junto aos adolescentes participantes do III Fórum Juvenil Ibero-americano - “Paisagens sonoras e visuais da Pré-história” - ministrada pela arqueóloga e fundadora da Fundação Casa Grande Rosiane Limaverde.

Mais informações sobre o III Fórum Juvenil Ibero-americano acesse:
www.patrimoniojoven.com

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin