Igreja do Bacanga no Maranhão é restaurada

publicada em 25 de março de 2015, às 13h12

 

São Luís do Maranhão, considerada Patrimônio Cultural pela Unesco, recebeu, no final da tarde desta quarta-feira, 25 de março, a obra de restauração da Igreja de São Joaquim do Bacanga, na Vila Maranhão, zona rural de São Luís. A cerimônia contou com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e da secretária de Cultura do estado, Ester Marques.

A reinauguração inicia uma extensa agenda que continua, na quinta-feira, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, na entrega de obras do PAC Cidades Históricas e da Caravana da Cultura, ação que tem o objetivo de estreitar relações e conhecer as principais demandas de artistas, gestores, produtores e fazedores de cultura do Brasil.

Na reforma da igreja do Bacanga, o Iphan, por meio de uma compensação ambiental na área da Vila Maranhão, destinou R$ 500 mil para a restauração de um bem cultural de grande importância para a comunidade. A obra foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

Durante a cerimônia, a presidenta do Iphan falou da importância da Igreja para a comunidade. “A organização e coesão social da comunidade foi feita com ajuda da Igreja, pois ela é um local de reunião onde as pessoas mantém os seus laços”, declarou.

Tombada pelo Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, em 1987, a Igreja de São Joaquim do Bacanga data do século XVII, quando os jesuítas fundaram na localidade um aldeamento para catequese dos índios. Com a criação da Freguesia de São Joaquim do Bacanga, foi reconstruída em 1848, durante as obras do futuro Canal do Arapapaí.

A Vila Maranhão é uma comunidade rural muito antiga, que mantém, por meio da tradição, uma relação afetiva muito forte com a sua igreja matriz. Em 2013, a Superintendência do Iphan no estado recebeu os representantes da comunidade, que entregaram um abaixo-assinado solicitando o apoio da instituição para as obras de restauração da igreja.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5463 / 2024-5479
(61) 9380-8385
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin