Iphan entrega obras de restauração na igreja São Francisco de Paula, na cidade de Goiás (GO)

publicado em 11 de março de 2011, às 13h43

 

Intervenção realizada com o investimento de R$ 350 mil faz parte das ações do PAC Cidades Históricas

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) finalizou os serviços de manutenção e conservação arquitetônica e artística dos bens integrados da Igreja de São Francisco de Paula, na Praça do Mercado no centro histórico da Cidade de Goiás. Esta é mais uma das obras inseridas no PAC Cidades Históricas. A entrega do patrimônio cultural à comunidade será no dia 18 de março, às 19h, com a celebração de missa solene, acompanhada pelo Coral Solo da Cidade de Goiás.

Entre os serviços executados estão a restauração da cobertura, das alvenarias, das esquadrias, das escadas e guarda corpo, do piso interno de madeira, do piso do adro em pedra. Nos elementos artísticos houve intervenção no forro, no arco do cruzeiro e na torre sineira. As obras foram orçadas em R$ 350 mil.  

A Igreja de São Francisco de Paula é um dos exemplares da arquitetura colonial da Cidade de Goiás. Foi construída em 1761 por Antônio Tomás Coelho. Internamente, os forros da nave e da capela-mor são pintados, evocando passagens da vida do padroeiro e temas litúrgicos emoldurados por motivos florais. A igreja foi tombada pelo Iphan em abril de 1950 e tombada pelo Estado em outubro de 1980.

Em 1863, por estar em ruínas a Matriz da cidade, foi transferida para a Igreja de São Francisco de Paula a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos criada em 1745, pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos é uma entidade de caráter religioso e social que tem como objetivo congregar católicos devotos do Senhor Bom Jesus dos Passos. A Irmandade é bastante atuante e a igreja e seu acervo são conservados através dela desde o período em que foi transferida para o local.

Algumas imagens formam o conjunto da Capela- Mor. A figura Central é do Senhor dos Passos, à direita São Francisco de Paula de autoria de Veiga Valle e à esquerda São José de Botas de autoria desconhecida. Na sacristia e nos corredores laterais há algumas peças de mobiliário de alta qualidade como arcazes, armários, bancos e lavabo. A característica mais notável da Igreja de São Francisco de Paula são os forros pintados, tanto na nave quanto na capela-mor com motivos sobre a vida de São Francisco. Esses forros foram pintados em 1876 por André Antônio da Conceição, a quem foi pago a quantia de 58$600 réis.

Na Igreja de São Francisco de Paula são ainda cantados em latim o “Motetes dos Passos”, um canto polifônico barroco com trechos bíblicos sobre a Paixão de Cristo, escritos em 1855 por Basílio Martins Braga Serradourada e seu filho, o cônego José Iria Xavier Serradourada. Além disso, várias atividades religiosas são realizadas na igreja na Semana Santa, como o Canto do Perdão, a Procissão do Fogaréu, dentre outras.

O Iphan considera a restauração artística e arquitetônica da Igreja de São Francisco de Paula uma significativa conquista no processo de preservação do patrimônio cultural existente, pois as obras executadas foram realizadas com vistas à preservação e salvaguarda do bem, garantindo assim condições seguras de utilização por moradores e visitantes, bem como a fruição dos valores culturais e religiosos do monumento.

Mais informações
Superintendência do Iphan em Goiás
Rua 84, 61 – Setor Sul - Goiânia-Goiás.
Welbia Dias - welbia.dias@iphan.gov.br (Setor de Comunicação)
(62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin