Escritório do Iphan em Paraty-RJ sedia Cine Mais Cultura

publicado em 23 de fevereiro de 2011, às 15h07

 

Mais um espaço para se assistir filmes de qualidade gratuitamente em Paraty-RJ. A partir desta semana, no sobrado do Iphan no Centro Histórico, a “Sala Iphan de Cinema” integra a programação do Cine Mais Cultura, em parceria entre o Cineclube Paraty e o Escritório Técnico Costa Verde, do instituto.

O Cine Mais Cultura é uma promoção do Ministério da Cultura, que busca integrar o público com a produção audiovisual brasileira, disponibilizando equipamentos para projeção e DVDs de obras nacionais do catálogo da Programadora Brasil, além de oficinas de capacitação cineclubista. O foco é, prioritariamente, as periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.

Como parte de sua estratégia para disseminar o audiovisual brasileiro, o Cineclube Paraty encontrou como um parceiro natural o Escritório Técnico do Iphan na cidade - que buscava justamente implementar salas de cinema como uma das ações do projeto “Casa do Patrimônio”, de sociabilização dos espaços institucionais como pólos de cultura nos municípios.

Para Cynthia Tarrisse, chefe do Escritório Costa Verde, a “Sala Iphan de Cinema” vem num ótimo momento em que o Iphan busca abrir suas portas para as comunidades – “já tivemos boas experiências neste sentido, com os quilombolas, caiçaras e guaranis durante a última Feira Literária Internacional de Paraty/FLIP, e esta ação nos estimula a seguir adiante”.

A abertura do Cine Mais Cultura acontece hoje, às 20 horas, na Casa da Cultura, com a exibição de Gabriela, em comemoração ao aniversário de Paraty (o filme de Bruno Barreto foi rodado na cidade em 1983, com Sônia Braga e Marcello Mastroianni).

Amanhã, dia 24, a inauguração da “Sala Iphan de Cinema” acontecerá com a exibição de “Nós Que Aqui Estamos, Por Vós Esperamos", de Marcelo Massagão (1999).

Além do sobrado do Iphan, o Cine Mais Cultura também terá exibições na Casa da Cultura, também no Centro Histórico de Paraty, e na Quinta do Tié, no bairro Ponte Branca.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto e Ricardo Portugal

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin