Iphan realiza oficina de capacitação para gestão de sítio arqueológico no MT

publicado em 23 de fevereiro de 2011, às 15h17

 

O Centro Nacional de Arqueologia - CNA, unidade especial ligada ao Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, e a Superintendência do instituto em Mato Grosso realizam, de 16 a 18 de março de 2011, uma oficina de capacitação para a gestão do sítio arqueológico de arte rupestre de Pedra Preta de Paranaíta, localizado no município de Paranaíta, norte do estado do Mato Grosso.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações em desenvolvimento para implementação do Projeto de Pesquisa Arqueológica -- Plano de Gestão e Estratégia de Uso Público do Sítio Arqueológico Pedra Preta de Paranaíta, elaborado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal – Proecotur, e abraçado pelo Iphan como ação exemplar de socialização do patrimônio arqueológico.

O sítio de Pedra Preta de Paranaíta compõe-se de um grande bloco granítico em forma de calota, com aproximadamente 12 hectares e que se eleva a 37 metros acima do nível do solo, contendo diversos painéis de arte rupestre. Os painéis são caracterizados por gravuras de temática variada, apresentando figuras zoomorfas, antopomorfas e geométricas. Conhecido pela monumentalidade dos seus grafismos, o sítio constitui-se também como um privilegiado mirante, permitindo a visualização dos vales dos rios Teles Pires e Paranaíta, cobertos pela floresta amazônica.

Em novembro do ano passado o CNA, a Superintendência do Iphan em Mato Grosso e a Prefeitura de Paranaíta realizaram reunião junto à comunidade, para apresentar o projeto de socialização do sítio e realizar a criação de um Comitê Gestor para o mesmo, do qual participam instituições públicas e a sociedade civil organizada.

No momento, o CNA está se preparando, por meio de consultoria da Unesco, para realizar uma oficina de capacitação de recursos humanos locais para elaborar projetos de captação de recursos para implementação do projeto.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin