Patrimônio cultural do Marajó é retratado em livros lançados pelo Iphan

publicado em 16 de fevereiro de 2011, às 15h22

 

O Marajó, o patrimônio cultural e arqueologia. Este é o fio temático que une as quatro publicações que a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA) e a Universidade Federal do Pará - UFPA lançam no próximo dia 18 de fevereiro. Os títulos são Marajó – Culturas e Paisagens, Folias de São Sebastião: um estudo da transmissão musical, Muito além dos Campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara e Abordando o passado – uma introdução à arqueologia. A solenidade será às 19h.

Nos anos de 2004 a 2007 o Iphan realizou o Inventário de Referências Culturais da Ilha do Marajó – INRC Marajó, e em 2009, a Identificação e cadastro de sítios arqueológicos do Marajó em parceria com a UFPA. Assim, os três primeiros livros podem ser considerados frutos dos inventários. Os exemplares serão distribuídos nas escolas de nível fundamental do Marajó, por meio de parceria com a universidade no projeto Por Campos e Florestas do Marajó, que consiste na formação de professores pesquisadores. Eles recebem capacitação para utilizar o material e também outras publicações produzidas pelos próprios professores na sala de aula. O quarto livro agrega conhecimento a uma área importante para a preservação do patrimônio cultural: a arqueologia.

“Marajó – Culturas e Paisagens reúne artigos elaborados por pesquisadores, entre eles integrantes da equipe que realizou o INRC do Marajó, e também por técnicos do Iphan no Pará. Os temas abordados procuram eliminar a visão exótica que se difunde do Marajó e de suas paisagens. Busca também trazer e valorizar as versões locais enfocando crenças, festividades, ofícios e modos de fazer com seus tantos significados e intermediadas pelos pesquisadores e autores. Aponta possíveis caminhos para transformar a dura realidade de isolamento e dificuldades de acesso aos serviços de saúde e educação, bem como problemas de violência e descaso enfrentados pela população no seu dia-a-dia.

No âmbito da cultura marajoara, as autoras Lílian Barros e Verena Abufaiad apresentam o livro Folias de São Sebastião um estudo da transmissão musical, onde é possível fazer uma imersão nas diversas fases e faces da Festa do Glorioso São Sebastião e perceber que o processo de transmissão musical ocorre de forma concomitante com a transmissão da cultura e da religiosidade popular.

Na esfera da arqueologia, o antropólogo e arqueólogo Mauro Viana Barreto é o autor do livro Abordando o passado – uma introdução à arqueologia, que proporciona uma viagem pelos conceitos e preceitos fundamentais da arqueologia abordando temas como a definição de arqueologia, elementos que integram uma cultura arqueológica e as etapas da pesquisa arqueológica. O livro agrega conteúdo para aqueles que trabalham com arqueologia no Marajó e também em diversas outras regiões do Pará e do Brasil.

O livro Muito além dos Campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara, organizado por Denise Pahl Schaan e Cristiane Pires Martins, é composto por artigos cujo tema transversal é o patrimônio cultural e biológico da população do Marajó e são o resultado da soma do conhecimento teórico e da experiência empírica dos pesquisadores que atuaram em projetos por meio dos quais vivenciaram o contato direto com a população, a cultura, e a diversidade das paisagens, da fauna e da flora do arquipélago do Marajó.

Serviço:
Lançamento de livros sobre o Marajó
Data:
18 de fevereiro de 2011
Horário: às 19h
Local: Anexo Superintendência do Iphan-PA - Av. Governador José Malcher, Nº 474, Nazaré – Belém - PA.

Mais informações
Iphan-PA
(91) 3224-1825 / 3224-0699

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin