Iphan restaura igreja do século XIX em Coqueiro Seco, região de Maceió (AL)

publicado em 28 de janeiro de 2011, às 16h39

 

A Superintendência do Iphan em Alagoas realiza no próximo domingo (30), às 14h30, a cerimônia de entrega das obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, igreja matriz de Coqueiro Seco, município localizado às margens da Lagoa Mundaú, na região metropolitana de Maceió. Tombada pelo poder público estadual alagoano e com processo de tombamento federal em andamento, a edificação do século XIX foi objeto de uma série de ações de recuperação ao longo de um ano e meio, que somaram R$ 892 mil de recursos do Iphan.

As obras envolveram a restauração de reboco e pintura e de reforço estrutural, substituição de toda a rede elétrica e modernização do sistema de iluminação das naves. Também foram restaurados o Altar-Mór (que antes corria risco de desabamento) e as fachadas em azulejaria portuguesa e embrechados (mosaicos feitos com porcelanas e azulejos quebrados).

A demonstração das obras realizadas e a devolução da igreja à população ocorrerão 30 minutos antes da missa principal, em conjunto com os festejos da data dedicada à padroeira da cidade, Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A igreja matriz de Coqueiro Seco situa-se no alto de um morro voltado à Lagoa Mundaú e à cidade de Maceió. Possui conjunto interno em madeira talhada de estilo predominante rococó, com imaginária do século XVIII. O processo de tombamento federal da igreja encontra-se em fase de estudos finais para encaminhamento ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin