Museu de Folclore (RJ) reabre à visitação após reformas

publicado em 20 de janeiro de 2011, às 17h14

 

Após sete meses em que esteve fechada para reformas de suas instalações, a área da exposição de longa duração do Museu de Folclore Edison Carneiro reabriu para visitação, nessa quarta-feira (19). Situado na Rua do Catete, 181, na capital do Rio de Janeiro, o Museu passou por obras de telhados, revisão e recuperação da rede elétrica, reparação de forros, pintura de paredes e painéis e limpeza da fachada frontal. Além disso, o espaço recebeu novo sistema integrado de circuito fechado de televisão, detecção de incêndio, alarme e controle de acesso, implantado por meio de convênio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no âmbito de edital do Ministério da Justiça.

O fechamento do Museu procurou garantir a segurança dos próprios visitantes. Na oportunidade também o sistema de climatização foi todo reformado, proporcionando grande melhoria nas condições de conservação dos objetos expostos. Nesse período o acervo da exposição foi transferido para as reservas técnicas, onde foram providenciadas a confecção de materiais e suportes de acondicionamento das peças, o diagnóstico do estado dos objetos, sua higienização, remarcação e a atualização de suas respectivas fichas de inventário.

Foram feitas, ainda, pequenas ações de conservação e restauro de objetos, especialmente daqueles com problemas mais acentuados de deterioração. Também foi realizada a seleção de objetos e imagens para figurarem na remontagem da exposição, baseada, parcialmente, em uma avaliação da mostra junto ao público feita por meio da leitura dos livros de opinião dos visitantes.

O Museu de Folclore Edison Carneiro está ligado ao Centro Nacional de Folclore e da Cultura Popular, unidade especial do Iphan. Criado em 1968, o museu abriga hoje cerca de 13 mil objetos de vários autores, técnicas e procedências, abrigados em reservas técnicas, disponíveis para consulta de especialistas em nível de pós-graduação com vínculo institucional, mediante agendamento.

Serviço:
Reabertura da exposição de longa duração do Museu de Folclore Edison Carneiro
Data:
20 de janeiro de 2011
Horário: às 11h
Local: Rua do Catete, 181, Catete - Rio de Janeiro - RJ

Mais Informações
Setor de Difusão Cultural
(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
difusão.folclore@iphan.gov.br, www.cnfcp.gov.br

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ 22.220-000

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin