Iphan tomba Marechal Deodoro como Patrimônio Histórico Nacional

publicado em 11 de agosto de 2006, às 16h52

 

No dia 17 de agosto, às 10h30min, Marechal Deodoro, em Alagoas, será a mais nova cidade tombada como Patrimônio Histórico Nacional, somando-se a outras 62. O evento contará com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do governador do Estado, Luís Abílio de Souza Neto; do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e do prefeito de Marechal Deodoro, José Danilo Damaso de Almeida. Na ocasião, também serão anunciados a reforma da cobertura e o restauro da cimalha do Convento de Santa Maria Madalena, além de um programa de educação patrimônial voltado para a população e técnicos da administração municipal.

A homologação do tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade que ocorre na cerimônia, foi precedida da aprovação, no dia 03 deste mês, no Rio de Janeiro, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, do processo relativo ao mesmo. De acordo com o relator do processo, o conselheiro Nestor Goulart Reis Filho, dois aspectos especiais devem ser destacados: em primeiro lugar, que ele envolve áreas de dois bens já tombados pelo Iphan: a casa do Marechal Deodoro da Fonseca e o convento e igreja de São Francisco. A segunda, observa o arquiteto, é que a área definida para proteção envolve três locais descontinuadas: o Centro, a área do Carmo e a área de Taperagua, “todas elas com seus elementos de interesse.”

O parecer, favorável à solicitação, manifestou-se pelo tombamento, devido à importância histórica do conjunto arquitetônico e urbanístico local e por sua relevância paisagística. Nestas condições, Nestor Goulart Reis Filho afirma que Marechal Deodoro possue dois importantes documentos para a história do urbanismo no Brasil: a praça de origem da vila, com a forma original do período 1611-1636 e os remanescentes de ajustamento topográfico da arquitetura às variações de níveis dos leitos das ruas. “São documentos importantes que devem ser preservados, juntamente com os aspectos originais dos edifícios”, salienta o conselheiro.

A cidade possui várias outras edificações religiosas, que se configuram como indicativos socioculturais das atividades que ali se desenvolveram ao longo dos anos, desde sua ocupação primaz, passando pelo desenvolvimento material da sociedade deodorense, até chegar à sua decadência, após a transferência da capital para Maceió. Assim, o casario e as edificações religiosas entrelaçam-se num sentido histórico que testemunha a especificidade do desenvolvimento material e espiritual da região.

Imprensa
O credenciamento da imprensa deverá ser feito na Secretaria Municipal do Turismo de Marechal Deodoro, que fica no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
Às 12h30min, o ministro Gilberto Gil concederá uma entrevista coletiva nas dependências do Convento de Santa Maria Madalena.

Programação Cultural
Durante todo dia, em Marechal Deodoro, haverá uma extensa programação cultural na cidade. Das 8h às 10h, no Cais da Lancha, haverá apresentações folclóricas: Coco de Roda, Xaxado; Baiana da 3ª Idade, Pastoril, Guerreiro e Samba Renascer. No mesmo local, as orquestras filârmônicas Santa Cecília, Carlos Gomes e Manoel Alves executarão o Hino Nacional no ato da homologação do tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade. Na seqüência, o show será por conta de Seu Nelson da Rabeca.

Das 16h às 19h segue a programação artística dos Pontos de Cultura no Cais da Lancha. Às 19h é a vez da Seresta da Pitanguinha na saída do Pátio da Igreja Nossa da Conceição (Matriz). Às 19h30min, a Filarmônica Santa Cecília se apresenta no Espaço Cultural;

Agenda do Ministro Gilberto Gil
Marechal Deodoro

17 de agosto
09h30h
– Ministro e comitiva encontra-se com Governador no aeroporto ou no Hotel;

09h40h – Saída de Maceió para cidade de Marechal Deodoro (duração 30 minutos);

10h10h – Chegada do Ministro no Palácio Provincial;
Ministro, comitiva e autoridades saem a pé, olhando o casario histórico, em direção ao cais, onde foi erguido o palco. (duração: 20 minutos)

10h30h – Início do Cerimonial (duração: 50 minutos)
- Mestre de cerimônia dá início à solenidade de assinatura da homologação do tombamento da cidade.
- Execução apenas do Hino Nacional pelas filarmônicas Santa Cecília, Carlos Gomes e Manoel Alves;
- Mestre de cerimônia chama as autoridades para a assinatura do tombamento.
- Mestre de cerimônia chama o Prefeito, anfitrião da cidade, e passa-lhe a palavra.
- Mestre de cerimônia anuncia as obras de restauro do convento franciscano, do projeto de educação patrimonial do Iphan e da inauguração do Ponto de Cultura na cidade.
- Mestre de cerimônia chama o Presidente do Iphan e passa-lhe a palavra.
- Mestre de cerimônia chama o Ministro da Cultura e passa-lhe a palavra.
- Representante de Ponto de Cultura é levado ao palco para a entrega da carta ao Ministro.
- Mestre de cerimônia chama o Governador e passa-lhe a palavra.
- Mestre de cerimônia encerra a cerimônia e convida a todos para assistirem a apresentação de Nelson da Rabeca.
Término do Cerimonial;

11h20h – Ministro e autoridades saem de carro para a casa de Marechal Deodoro (duração: 10 minutos)

11h30h – Visita do Ministro a Casa de Marechal  (duração: 20 minutos)
Execução de uma música do Ministro pela Filarmônica de Santa Angela;

11h50h – Visita do Ministro ao Museu de Arte Sacra (Convento de Santa Maria Madalena)  (duração: 20 minutos)

12h10h – Coletiva fechada para a imprensa; (duração: 30 minutos)

12h40h – Saída para almoço no Povoado da Massagueira; (duração: 20 minutos)

13h00h – Almoço em Massagueira. (duração: 1h30 minutos)

14h30h – Saída para o aeroporto; (duração: 30 minutos)

15h00h – Check-in no aeroporto.

16h05h – Vôo de Maceió para Brasília.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação - Programa Monumenta - Iphan
Tels: (61) 3326 8907/ 3326 3911 / 3326 6864

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin