Museu Solar Monjardim reabre suas portas em Vitória (ES)

publicado em 27 de outubro de 2006, às 15h23

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai reabrir as portas do Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES), dia 31 de outubro às 15h. O Museu, ícone do patrimônio histórico capixaba, esteve fechado por três anos, período dedicado a reformas estruturais e revitalização do seu entorno. A cerimônia de reabertura do Solar contará com uma visita guiada ao Museu. Já marcaram presença, entre outras autoridades, o presidente do Iphan e coordenador nacional do Programa Monumenta Luiz Fernando Almeida e o prefeito municipal de Vitória João Coser.

O Solar Monjardim, antiga sede da Fazenda Jucutuquara é um marco da arquitetura rural do Século 18 e foi o primeiro edifício histórico tombado pelo Iphan no Espírito Santo, em 25 de outubro de 1940.  Localizada nos arredores da antiga Vila de Vitória, a casa é um dos raros exemplos remanescentes da arquitetura rural da época. Concebido como museu-casa, o Solar reconstitui uma residência rural e o contexto sócio-cultural de uma família abastada do Século XIX, resgatando a memória dessa época. Ele será novamente aberto à visitação pública a partir do dia 01 de novembro e passará a abrigar em seus diferentes espaços, além da exposição permanente, outras mostras e eventos culturais diversos, voltando a ser referência cultural e opção de lazer para capixabas e turistas.

Nos últimos anos foram realizadas obras em toda a Chácara do Solar Monjardim, visando a proteção da área tombada, do edifício e do acervo, incluindo restauração de elementos construtivos, desinfestação, implantação de sistema de drenagem e de pára-raios, instalação de sanitários públicos e tratamento paisagístico. Com o co-patrocínio da Cia. Vale do Rio Doce, apoio de parceiros como o Governo Estadual, Governo Municipal e Museu Imperial de Petrópolis e a realização conjunta com o Instituto Goia, uma série de benfeitorias se tornaram possíveis - como a construção de um anfiteatro e rampas de acesso; a instalação de sinalização interpretativa; projeto lumino-técnico e mobiliário para as áreas externas, além da complementação do acervo do Museu e do ajardinamento da Chácara.

No evento, também será assinado um convênio entre Iphan e Prefeitura de Vitória, para que o Projeto Visitar, do setor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, conte com a participação efetiva do Instituto. O Visitar otimiza as condições de visitação aos edifícios históricos da capital do Espírito Santo.

O endereço do Solar é Avenida Paulino Muller, s/nº, Bairro Jucutuquara - Vitória - ES.

Assessoria de Comunicação:
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 / 33268014
e-mail:  fernanda.pereira@iphan.gov.br
            rosangela.nuto@iphan.gov.br
            rosa.pitsch@iphan.gov.br
            helenabrandi@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin