Programa Monumenta financia projeto de preservação patrimonial em Pelotas

publicado em 25 de outubro de 2006, às 15h36

 

Com recursos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura e por meio da Fundação de Apoio Universitário (FAU), será inaugurada no dia 25 de outubro, às 20h, a “Exposição Praça Coronel Pedro Osório” em Pelotas. Estarão presentes na cerimônia o prefeito de Pelotas, Adolfo Antonio Fetter Junior e a diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Mônica Figueiredo Xexéo representando o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e coordenador nacional do Monumenta.

O objetivo da exposição é estimular a preservação patrimonial por intermédio de intervenções artísticas em torno da Praça e cercanias do Centro Histórico de Pelotas. O projeto, que começa em outubro, e se estenderá por mais três meses tem o valor total de R$ 144.704,00.

O projeto “Exposição Praça Coronel Pedro Osório” concorreu a edital público, com financiamento a programas de promoção de atividades econômicas voltadas para a intensificação do uso do patrimônio histórico. Os editais de financiamento para ações e projetos voltados para os sítios históricos foram lançados em 2005 e beneficiaram várias entidades/fundações.

Atualmente quatro projetos, além deste, estão sendo implementados na cidade de Pelotas. Dois deles merecem destaque: um curso de qualificação na área de restauro voltado para trabalhadores da construção civil e técnicos de nível médio, num total de 200 vagas. O outro, é o inventário de referência cultural – Doces de Pelotas, com o objetivo de divulgar a arte da doçaria, marca já registrada da cidade pelotense. Pelotas faz parte das 26 cidades do Programa.

O Monumenta é um programa estratégico do Governo Federal, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e parceria técnica da Unesco. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Alguns outros monumentos já foram entregues à comunidade de Pelotas, como a Fonte das Nereidas, o Grande Hotel e a Casa 2, situada junto à Praça Coronel Pedro Osório. Ainda este ano será entregue, totalmente restaurado, o Paço Imperial.

Assessoria de Comunicação:
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 / 33268014
e-mail:  fernanda.pereira@iphan.gov.br
            rosangela.nuto@iphan.gov.br
            rosa.pitsch@iphan.gov.br
            helenabrandi@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin