Superintendente do Piauí recebe medalha do Governador do Estado

publicado em 20 de outubro de 2006, às 16h01

 

Na última quinta-feira (dia 19/10/06), a Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (Iphan-PI), Diva Maria Freire Figueiredo, recebeu das mãos do governador do Estado Wellington Dias a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no grau de Comendadora.

A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é uma láurea destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que, por relevantes serviços prestados ao Estado, se tenham tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo piauiense.

A cerimônia de outorga das comendas aconteceu no Palácio de Karnak como parte das comemorações alusivas ao 184º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil. O dia 19 de outubro é considerado o dia do Piauí e é feriado estadual.

Na oportunidade, o governador enalteceu a homenagem a personalidades que dignificam o Estado nas mais diversas áreas, dentre elas, os estudos históricos que estão sendo cada vez mais intensificados e engrandecendo a memória do Piauí.

Histórico
De tradição universal, a comenda honorífica representa o preito da sociedade civilizada aos vultos notáveis. O Piauí tem Ordem Renascença, comenda de mérito e relevo, instituída pelo Decreto n° 1588, de 31 de março de 1973, regulamentada pelo Decreto n° 1962, de 17 de fevereiro de 1975.

Foi criada pelo Governador Alberto Silva, sob a inspiração intelectual de Armando Madeira Basto e Arimathéa Tito Filho, homens de sábia participação na educação e cultura piauiense.

A Medalha é oferecida nos graus: Grande Colar, Grã Cruz, Grão Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A insígnia da Ordem traz, no verso, o Brasão de Armas do Estado do Piauí, montado sobre uma estrela heráldica. No verso a legenda histórica: “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí – Teresina 1973. 

Assessoria de Comunicação:
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin